Hoje vamos falar sobre as principais matérias que caem no concurso PM SP, para ajudar você que sonha em fazer parte dessa corporação.
Essa pode ser a sua chance de realizar o sonho de ser soldado, além de garantir uma das vagas disponíveis em uma das corporações mais respeitadas e tradicionais do país.
Então, se está pensando em prestar esse concurso, não deixe de ler até o final. Além das principais matérias, que você precisa estudar, trouxemos mais informações a respeito do certame para que você não perca nenhum detalhe!
Agora é oficial, o concurso PM SP deve ocorrer e já teve o edital publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 4 de novembro, sexta-feira.
Segundo a publicação, a Polícia Militar do estado de São Paulo abriu edital para preenchimento de cerca de 2.700 vagas, para o cargo de soldado.
Ainda segundo a publicação, os salários oferecidos ultrapassam os 3,8 mil reais mensais.
A banca do concurso PM SP também já foi definida e divulgada, é a responsável pela organização e aplicação das provas este ano será a Fundação Vunesp.
Como vimos acima, a Polícia Militar do Estado de São Paulo visa preencher cerca de 2.700 vagas para o cargo de soldado de 2ª classe.
As vagas disponíveis são para ambos os sexos, além de serem efetivas e de ocupação imediata após a divulgação dos resultados.
Contudo, para concorrer a uma dessas vagas, é necessário o preenchimento de alguns pré-requisitos, como por exemplo ter nível médio completo, além de idade mínima de 17 anos, e máxima de 30 anos.
Também é necessário estar dentro dos parâmetros de estatura mínima, que para homens é de 1,60 m e para mulheres é de 1,55 m.
Além disso, são coradas algumas outras características, como por exemplo:
Ademais, é importante possuir boa saúde, além de perfil físico e psicológico que sejam compatíveis com o cargo e com as obrigações.
As inscrições para participar do concurso PM SP começaram no último dia 4 de novembro, e vão até o dia 12 de dezembro. A inscrição deve ser feita de forma online, através do site da Fundação Vunesp. As provas estão previstas para o dia 12 de fevereiro do ano que vem.
Depois de acessar o site da banca e preencher o formulário de inscrição, é necessário imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição de cerca de 57 reais.
Além disso, o candidato também precisará escolher um dos locais disponíveis para realização da prova, que será dividida entre vários municípios do estado de São Paulo.
Agora que você já sabe como se inscrever, além de mais detalhes a respeito do concurso PM SP, vejamos quais as principais matérias que caem no certame.
Os candidatos do concurso deverão ser avaliados através de seis etapas, que terão caráter classificatório e eliminatório.
A primeira etapa é composta por provas objetivas com cerca de 60 questões, e discursivas, com redações.
Para se preparar para essa etapa tão importante, é imprescindível conhecer as matérias que cairão na prova. São elas:
Estudando essas matérias, será mais fácil que você se prepare para o dia das provas, o que facilita bastante seu ingresso na corporação.
Depois das provas discursivas e objetivas, o candidato passará ainda pelas etapas de aptidão física, exames de saúde física e psicológica, avaliação de conduta social, e por fim, uma análise da documentação.
Todas essas etapas foram eliminatórias, e somente os mais bem colocados passarão adiante e conquistarão as vagas.
Agora que você já conhece as principais artérias que caem no concurso PM SP, comece já a se preparar, faça sua inscrição e boa sorte!