Ensinar matemática às crianças pode ficar mais fácil se apostar em estratégias certeiras. Quando a disciplina demora a chegar na vida dos pequenos, aumenta a chance de ter dificuldade em sala de aula.
Portanto, vale super a pena investir em técnicas divertidas para mostrar, de forma leve, alguns dos conceitos matemáticos a eles. Acredite, você não perderá muito tempo e nem terá tanto trabalho assim.
A seguir você entende como ocorrem essas dinâmicas.
Primeiramente, entenda que, para começar a ensinar matemática para uma criança, não precisa de muito. Botões, moedas, dinheiro, livros, frutas, latas, árvores, carros – você pode contar os objetos que surgem no dia a dia.
A matemática fica mais fácil de ensinar – e da criança aprender – quando todos os objetos físicos podem ser transformados em operações de soma, subtração, multiplicação e por aí vai.
Os objetos do cotidiano também ajudam a ensinar que os objetos não precisam ser idênticos para serem importantes em matemática.
Contar maçãs é uma ótima lição de matemática, mas contar maçãs, laranjas e melancia, por exemplo, juntas expande o processo de pensamento. A criança se conecta à contagem com vários objetos, em vez de executar um jogo de números sistemático “1, 2, 3”.
Alimentos são excelentes ferramentas de ensino. Podem ser usados para contagem simples, assim como soma, subtração, divisão. Ou então para ensinar frações.
Elas podem entrar nessa brincadeira ajudando a guardar as compras, por exemplo, contando junto a você.
Outra dica é pedir que as crianças dividam os alimentos em partes. Pode ser uma pizza, um biscoito, um bolo, enfim, desse modo elas conseguem adquirir noções de fracionamento e divisão muito bem.
Mesmo as menores mãos adoram deslizar contas de ábaco para frente e para trás ao longo do fio. Um ábaco pode ser usado para ensinar às crianças adição, subtração, multiplicação e divisão.
Com um instrumento tão antigo assim, as crianças desenvolvem habilidades de resolução de problemas. A saber, entretanto, há uma lógica por trás do uso de um ábaco, então certifique-se de saber qual grupo de números cada conta colorida representa para usá-la com precisão.
Assim como você viu que a matemática pode entrar no dia a dia por meio da alimentação, dá para apostar nela em qualquer parte da rotina.
Ajude a criança a tirar o máximo proveito de suas aulas de matemática, incorporando-a em sua vida diária enquanto estabelece metas que eles podem alcançar.
Por exemplo: