A Mata dos Pinhais, também denominada como Mata das Araucárias, é uma formação de floresta subtropical encontrada no sul do Brasil formada sobretudo por pinheiros.
Além disso, denomina-se também como Floresta Ombrófila Mista, está presente principalmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Provas de vestibulares de todo país, assim como o Enem podem abordar esse tema em variadas questões. Além disso, concursos da área ambiental geralmente trazem assuntos como esse. Portanto, vale a pena estudar! Conheça mais sobre Mata dos Pinhais.
Podemos destacar como as principais características das Matas dos Pinhais:
A Mata dos Pinhais também encontra-se em processo de degradação, assim como outras florestas brasileiras. Sua extensão diminuiu drasticamente nos últimos anos.
A saber, a diminuição ocorre por conta do corte ilegal de árvores, destinadas a produção de madeira para fabricação de móveis, papel e outros objetos, além de resinas destinadas para produção de óleos, tintas, sabão, entre outros.
Vale ressaltar que o aumento de áreas para desenvolvimento da agricultura e pecuária também contribuem para a continuação do desmatamento da Mata dos Pinhais.
Por fim, vale dizer que os pinheiros são o tipo de árvore mais utilizada na decoração do natal na maioria dos países do mundo. Desse modo, a árvore tornou-se um símbolo natalino.
Localizadas em regiões subtropicais, as coníferas têm uma anatomia específica que se adapta ao clima da região. Possuem formato de cone e desse modo não acumulam neve em seus galhos.
A título de curiosidade o dia 24 de junho comemora-se o Dia Nacional da Araucária.
E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Geografia: 7 tópicos para entender a Caatinga