A CEF (Caixa Econômica Federal) fez a liberação através do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) do saque calamidade no valor máximo de R$ 6.220,00.
A listagem dos municípios contemplados está sendo divulgado todas as semanas pela instituição bancária, que aprecia a liberação do recurso por causa do estado de calamidade pública de algumas regiões.
A intenção da Caixa Econômica é deixar que os valores retidos nas contas do FGTS sejam utilizados para auxiliar as famílias que foram vítimas de desastres naturais.
Por exemplo, as chuvas que atingiram o litoral de São Paulo, deixando prejuízos enormes para várias comunidades.
A modalidade do saque calamidade nada mais é do que uma medida excepcional. Através dela, os cidadãos que têm um saldo nas suas contas, conseguirão sacar parte do valor no caso dos desastres naturais, pandemias ou epidemias.
Para tal, é necessário que seja decretado estado de calamidade pública, reconhecido e devidamente declarado pelo Governo Federal.
O grande intento é auxiliar as pessoas que perderam tudo nessas intervenções da natureza a se levantarem, se reerguerem ante as dificuldades inesperadas da vida.
Em vários casos, por causa dos desastres, inúmeras famílias precisaram parar as suas atividades profissionais devido aos enormes prejuízos em seus negócios que tiveram.
Isso porque sua prioridade passou a ser a garantia do básico para a sua família, como, por exemplo, reorganização da moradia.
O saque calamidade é uma das modalidades temporárias para utilização do uso dos recursos do FGTS. Dos desastres naturais reconhecidos pelo governo, temos:
No caso do que aconteceu no litoral Norte do estado de São Paulo, a tragédia aconteceu entre os municípios de:
A quem for interessante a utilização dos recursos retidos nas contas do Fundo de Garantia, saiba que é preciso fazer a solicitação na Caixa Econômica.
O pedido é encaminhado em uma das agências, de maneira presencial, mas também pelo app ou pelo site, no Internet Banking.
Feito dessa forma, a Caixa Econômica analisará a solicitação. Então, liberará o dinheiro, no caso dos aprovados, como o trabalhador indicou na solicitação.