Empreendedorismo

Markup – O que é e Exemplo Prático

O que é Markup?

Markup consiste em uma fórmula que quando aplicada determina a diferença entre custo e o preço final de um produto ou serviço. Ou seja, é uma maneira de saber qual a distância entre o custo do produto e seu preço final.

Através dessa fórmula é determinado o preço final do produto ou serviço. Todavia,  de maneira que garanta a cobertura de todos os custos e a obtenção da margem de lucro.

Entretanto, Já falamos um pouco sobre essa fórmula quando falamos sobre precificação. Por conseguinte, vamos nos aprofundar nesse conceito Markup.

Resultado em percentual

O resultado do Markup é expresso em percentual, entretanto, depende de algumas informações que variam. Assim sendo, essa variação é de acordo com o produto/serviço. Por isso, não é possível determinar um percentual fixo.

Custos variáveis, custos fixos e margem de lucro

Os componentes da fórmula são os custos variáveis, custos fixos e margem de lucro.

Os custos são todos os gastos aplicados na aquisição dos materiais necessários para a produção ou revenda de um produto, bem como para que o serviço seja oferecido.

Características da divisão

A divisão se caracteriza por gastos que ocorrem independentemente do volume de vendas. Por exemplo, aluguel, energia elétrica, salários, entre outros.

Esses gastos são chamados de custo fixo.

Custos variáveis

Os custos variáveis são gastos que estão diretamente relacionados aos produtos e serviços.

Sendo assim, variam de acordo com a demanda, compras de matéria-prima, embalagens, fretes, recolhimento de impostos não recuperáveis. Bem como outros fatores que variam de acordo com o ramo da empresa.

Margem de Lucro

A margem de lucro é o valor de retorno que se espera por cada unidade vendida ou serviço prestado, assim sendo, essa definição se dá em percentual.

Aplicação na fórmula

Com todas essas informações apuradas basta aplicá-las na fórmula. Ao passo que, a fórmula é composta:

Valor percentual do produto representado pelo número 100.

Subtraindo do 100 os valores percentuais dos custos fixos, variáveis e margem de lucro.

Por fim, divide-se esse valor novamente pelo percentual do produto, que é 100.

Markup – Exemplo prático

 Abaixo segue um exemplo prático do cálculo do Markup:

Uma empresa revendedora de determinado produto com preço de custo de R$ 20,00 os percentuais de custos fixos e variáveis em 10% e 7% e margem de lucro definida em 30%.

Markup = 100%/[100%-(10%+7%+30%)]

 100%/[100%-47%]

100%/53%

 1,9%

O Markup será de 1,9%, aplicado ao custo teremos o valor final do produto/serviço.

Preço Final = Custo*Markup%

Preço final = 20*1,9%

Precificação  Final = 38,00

O valor no qual o produto/serviço deverá ser comercializado é R$ 38,00/unidade.