Embora sejam muito parecidos, o funil de marketing ou vendas possui pequenas diferenças objetivas quando comparado ao funil de marketing digital.
Os objetivos de cada funil:
Visitantes – A fase em que o cliente demonstra interesse. Neste momento ele está buscando informações e descobrindo funcionalidades do produto.
Leads – Agora ele sabe que tem uma situação problema, e precisa de solução. Nesta fase ele é um cliente em potencial.
Oportunidades – É a oportunidade para o vendedor ou a marca ser a solução que ele precisa. Neste momento ele precisa saber qual é o seu diferencial competitivo.
Vendas – Ele optou pela decisão de comprar. Sendo assim, a venda é a última fase desse funil.
Todavia, dentro do marketing digital, embora a base seja a mesma, podemos dizer que os extremos são diferentes.
Tráfego – O início do funil está na atração do tráfego. Como atrair o cliente para a sua página na internet?
Visitantes – Nessa fase o objetivo é converter esses visitantes em leads, após atraí-los de alguma forma estratégica.
Leads – Agora que você já tem um cliente em potencial, é preciso criar algum tipo de relacionamento com ele para que ele possa virar um cliente real, é o momento de converter esse lead em um cliente.
Oportunidades – Você vende a solução, sendo assim é a sua oportunidade como marca de mostrar seu valor a esse cliente em potencial.
Clientes – Quando ele efetiva a compra um dos objetivos do funil de marketing digital é alcançado.
Porém, o funil não acaba nas vendas, é preciso que esse cliente continue comprando, e para isso entram ações da área pós-vendas da empresa.