Persona do cliente – Um conceito estratégico para o Marketing Digital

Conheça os detalhes desse conceito que mudou a forma de relacionamento das empresas com o cliente, assim como as ações dentro do Marketing.

Definição da persona

Persona do Cliente? Existe um cliente ideal para a sua marca, entretanto, ele precisa ser definido pela sua empresa antes de tudo.

Já falamos sobre o público-alvo, entretanto, a persona do seu cliente possui um conceito diferente, no sentido de relacionamento com o cliente.

É como se estivesse falando sobre a pessoa do cliente, e não exatamente sobre um agrupamento de cliente ideal.

Além de dados básicos como: Localização, idade e gênero. Para caracterizar a persona do cliente é necessário que tenha mais informações pessoais, como hábitos, lazer, interesses e necessidades.

Como utilizar esse mapeamento dentro do marketing?

Ao obter as especificações da persona do seu cliente, poderá atuar com o marketing digital direcionado, e essa direção aumentará as chances de venda do produto, assim como a fidelização desse cliente.

A atuação do marketing após detalhar o perfil da persona costuma variar. A ideia é passar mensagens assertivas ao cliente.

Uma dessas ações, que pode dar muito certo com estratégia direcionada é atuar gerando conteúdo direcionado à esse cliente.

As ações podem variar a medida que vai alinhando estudos da personalidade do seu cliente com o seu produto.

Assim sendo, não há uma ação de marketing exata para esse mapeamento. Como tudo dentro do marketing digital, as ações direcionadas levam a marca ao seu objetivo.

Dor da Persona

Avaliar a dor da persona é exatamente saber qual é a necessidade desse cliente que você já conhece além dos primeiros dados.

Ao atender a dor da persona, você cria um diferencial competitivo, o entendeu como nenhum concorrente seu conseguiu fazer.

Como obter dados da persona?

Essa resposta também não é padronizada, uma vez que várias ações podem te trazer esses dados. Algumas empresas elaboram promoções em que basta o cliente preencher um cadastro para ganhar um brinde, por exemplo.

Essa é uma das ideias atrativas ao cliente para ter as informações de seus gostos, hábitos e feedbacks quanto à sua empresa de forma geral.

Conhecer a persona do seu cliente é um dos caminhos para o seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.