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Persona do cliente – Um conceito estratégico para o Marketing Digital

Conheça os detalhes desse conceito que mudou a forma de relacionamento das empresas com o cliente, assim como as ações dentro do Marketing.

Definição da persona

Existe um cliente ideal para a sua marca, entretanto, ele precisa ser definido pela sua empresa antes de tudo.

Já falamos sobre o público-alvo, entretanto, a persona do seu cliente possui um conceito diferente, no sentido de relacionamento com o cliente.

É como se estivesse falando sobre a pessoa do cliente, e não exatamente sobre um agrupamento de cliente ideal.

Além de dados básicos como: Localização, idade e gênero. Para caracterizar a persona do cliente é necessário que tenha mais informações pessoais, como hábitos, lazer, interesses e necessidades.

Como é utilizado mapeamento da persona dentro do marketing?

Ao obter as especificações da persona do seu cliente, poderá atuar com o marketing digital direcionado, e essa direção aumentará as chances de venda do produto, assim como a fidelização desse cliente.

A atuação do marketing após detalhar o perfil da persona pode ser variada. A ideia é passar mensagens assertivas ao cliente.  Uma dessas ações, que pode dar muito certo com estratégia direcionada à persona, é atuar gerando conteúdo direcionado à esse cliente.

As ações podem variar a medida que vai alinhando estudos da persona do seu cliente com o seu produto.

Assim sendo, não há uma ação de marketing exata para esse mapeamento. Como tudo dentro do marketing digital, são várias ações direcionadas que darão foco ao seu objetivo.

Dor da Persona

Avaliar a dor da persona é exatamente saber qual é a necessidade desse cliente que você já conhece além dos primeiros dados.

Ao atender a dor da persona, você cria um diferencial competitivo, o entendeu como nenhum concorrente seu conseguiu fazer.

Como obter dados da persona?

Essa resposta também não é padronizada, uma vez que várias ações podem te trazer esses dados. Algumas empresas elaboram promoções em que basta o cliente preencher um cadastro para ganhar um brinde, por exemplo.

Essa é uma das ideias atrativas ao cliente para ter as informações de seus gostos, hábitos e feedbacks quanto à sua empresa de forma geral.

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Conhecer a persona do seu cliente é um dos caminhos para o seu sucesso!

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