Diferenças entre o público-alvo e a persona

Conheça as principais diferenças entre esses conceitos utilizados no marketing digital. Afinal, quem é essa persona que não é igual ao seu público-alvo?

Persona ou Público-Alvo?

A persona do seu cliente é como se fosse, de forma sucinta, uma evolução do conceito de público-alvo. Sendo assim, considere alguns pontos.

Características do público-alvo 

Quando pensamos em público-alvo dentro do conceito adotado pelo marketing, estamos falando de questões abrangentes. Todavia, é possível considerar alguns pontos:

  • Faixa etária do público-alvo;
  • Região em que a empresa atua X região em que essas pessoas residem;
  • Qual é o estilo de vida do cliente?
  • Prioriza preço ou exclusividade?
  • Enfim, são muitas as questões que envolvem a análise do público-alvo.

Quem é essa persona?

A análise da persona do cliente é um pouco mais aprofundada. Sendo assim, quando falamos em analisar a persona do cliente, estamos falando sobre conhecer a pessoa por trás do público-alvo. Entretanto, isso é dentro do conceito do marketing digital.

  • Há algumas questões que podem ser levantadas para mapear a persona do seu cliente.
  • Quem são as pessoas que compõem o grupo de clientes que você atinge atualmente?
  • Essas pessoas correspondem com exatidão ao grupo de clientes que tem como ideal para o seu negócio?
  • Qual é a rotina do cliente?
  • O que ele gosta de fazer, estudar, consumir?
  • Quais são as dificuldades que ele enfrenta dentro da dinâmica atual das necessidades de compra?
  • Como a sua empresa pode trazer uma solução para essa situação problema?
  • Qual a linguagem que pode adotar para ter um relacionamento mais direto com a persona do cliente?
  • Como é a jornada de compra desse cliente?
  • Ele busca as primeiras informações na internet?
  • Conversa com outros clientes?
  • Faz uma pesquisa com os seus concorrentes?

Diferença entre o público-alvo e a persona

A diferença entre o público-alvo e a persona, de forma sucinta, é exatamente essa, a especificação dessa pessoa.

É como se dentro do conceito de público-alvo vocês estivesse abrangendo um grupo, com perfil generalizado.

Sendo assim, dentro do conceito de persona, esse público ganha:

Nome, idade, profissão, bem como uma necessidade cuja a sua empresa é a solução. Ao passo que e a sua empresa vai entregar uma solução.

Pois você entende a “dor da persona” (termo usado no marketing digital para referenciar essa necessidade), ou seja, ele é mais do que um perfil generalizado, é uma pessoa que precisa de algo que só a sua empresa pode oferecer.

Dentro desse conceito pode elaborar estratégias que visam inovação e criatividade.

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