Foi divulgado no Diário Oficial da União, edição desta quarta-feira, 20 de março, mais um edital de concurso público para ingresso na Marinha do Brasil. A Diretoria de Ensino do órgão faz saber aos interessados a abertura de certame para admissão de 40 candidatos no Curso de Formação de Sargentos Músicos (C-FSG-MU-CFN). De acordo com o documento, os profissionais ingressarão no ano de 2020.
Das 40 vagas abertas no concurso Marinha Sargentos Músicos 2019, seis serão reservadas aos negros. As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Clarinete Baixo Bb – Clarone (1 vaga), Clarinete em Bb (7 vagas), Contra Baixo Acústico (1 vaga), Fagote (1 vaga), Flauta Transversal (1 vaga), Oboé (1 vaga), Saxofone Alto (3 vagas), Saxofone Tenor (2 vagas), Trompete em Bb (5 vagas), Trompa (2 vagas), Trombone Tenor (4 vagas), Eufônio Bb (2 vagas), Tuba em Bb (4 vagas), Violoncelo (1 vaga) e Percussão (5 vagas).
Para se inscrever, o candidato deverá ter ensino médio completo, idade entre 18 e 24 anos completos (deverá ter ao menos de 25 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2020) e altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m para ambos os sexos.
Durante o curso, os alunos contarão com alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica e remuneração atinente à sua graduação, como ajuda de custo para suas despesas pessoais. Após formado, o profissional será nomeado Terceiro-sargento e terá soldo de R$3.825,00.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 08 horas do dia 01 de abril e 23 horas e 59 minutos do dia 29 de abril, no site oficial da Marinha – www.marinha.mil.br/cgcfn. A taxa de inscrição tem valor de R$ 74,00.
O concurso da Marinha contará com exame de escolaridade (prova específica de música e prova de expressão escrita), prova prática de música, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica e verificação de documentos.
A prova específica de música, sendo o edital, contará com 25 questões do tipo múltipla escolha sobre acordes, escala cromática, escala geral, enarmonia, história da música, intervalos, modulação, entre outros temas. Já a prova de expressão escrita abordará uma redação dissertativa. O tema versará sobre assunto de importância nacional ou fato atual, na qual serão avaliados, principalmente, coerência e clareza de ideias, correção gramatical, sintaxe, ortografia e fidelidade ao tema proposto, constando de vinte a trinta linhas.
O exame de escolaridade está previsto para ser realizado a partir das 19 horas do dia 29 de junho de 2019, em locais que serão divulgados no site oficial da Marinha.
O curso terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
O concurso, segundo o edital, será encerrado na data da matrícula no Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais 2020.