Empreendedorismo

Mapeamento de processos para negócios

Mapear processos em uma empresa é fundamental para descobrir os erros existentes e poder tomar decisões para consertar a tempo de não atrapalhar o negócio. Por isso que hoje, nós vamos indicar como o mapeamento de processos pode ajudar seu negócio a crescer mais.

Mapeamento de processos para negócios — Reprodução Canva

Como mapear os erros mais comuns de uma empresa?

É importante identificar os erros mais comuns em uma empresa. Assim, para resolver com o uso de mapeamento de processos, tem-se os exemplos:

Inexistência de um organograma

A maior dificuldade de um colaborador é saber, de fato, que ele é o responsável pelas atividades desenvolvidas pela empresa. E, quando apresenta algum problema, não sabe a quem se dirigir.

Estabelecer um organograma para definir funções específicas de cada gerente de operações, evita a perda de tempo na busca pela pessoa certa, e muitas vezes o retrabalho, além de elevar a quantidade de erros.

Inexistência de comunicação efetiva dentro da empresa

É preciso que haja na empresa os gestores responsáveis em cada área de atuação. Assim, é essa a pessoa responsável por fazer a comunicação entre a gerência geral e os colaboradores, de forma a manter claro as atividades a serem desempenhadas e os resultados esperados.

Colaboradores não possuem alinhamento com os processos

Empresas que não apresentam direcionamento fazem com que os colaboradores tenham sobrecarga de trabalho e, dessa forma, passam a ficar estressados e com desânimo e falta de motivação. 

É preciso que haja um planejamento e delegação de funções. Além disso, se faz necessária uma comunicação eficiente entre gerência e colaboradores. Dessa forma, defina estratégias e obtenha resultados. Nesta ideia, é possível determinar etapas de processos que são importantes e etapas que podem ser realizadas com mais tempo, sem que ocorra sobrecarga nas atividades.

Falta de padronização dos processos

Para que os erros sejam evitados, é preciso padronizar os processos em todas as etapas de produção. Sendo assim, os equívocos podem ser vistos com maior clareza e resolvidos de maneira mais eficaz.

Como é o funcionamento do mapeamento dos processos?

Primeiramente, ao mapear os processos, principalmente de produção, é possível detectar erros ou gargalos de produção que podem ser resolvidos de maneira mais rápida.

Assim, inicialmente é preciso determinar os objetivos pelos quais o mapeamento será realizado. O que de fato o empreendedor quer com o mapeamento: aumentar faturamento, diminuir custos, entre outros objetivos.

Na sequência, identifique cada atividade dentro do processo produtivo, e tenha claro como funciona cada passo, além de quais são as funções de cada colaborador. Opte por um quadro constando todas as atividades do processo produtivo, pois, assim, é possível visualizar melhorias em gargalos não conhecidos anteriormente.

É interessante que os colaboradores, que são os que estão mais envolvidos com as atividades, ajudem neste processo de análise e melhorias. Além disso, eles saberão que suas opiniões também importam para a empresa, e se comprometerão na resolução dos gargalos e estabelecimentos de melhorias.

De que maneira o mapeamento de processos pode ajudar a empresa a crescer mais?

As vantagens de se mapear os processos podem ser mais claramente visualizadas em empresas pequenas, mas em negócios de outros portes, ela é bem-vista pelos empreendedores que a utilizam.

Assim, elabore um bom plano do empreendimento e tenha objetivos bem definidos. Analise todos os processos envolvidos na empresa, podendo ser, no caso de negócios de médio e grande porte, por setor. As etapas produtivas precisam ficar bem claras, pois, assim, sua empresa começará a crescer de maneira mais eficiente e saudável.

Entre as principais vantagens de se mapear processos tem-se:

  • Padronização de processos;
  • Redução de tempo ocioso dos colaboradores;
  • Estabelecimentos de cargos e funções dos colaboradores;
  • Ampliação da produtividade;
  • Colaboradores motivados e satisfeitos;
  • Apresenta maior controle sobre o processo produtivo;
  • Maior conhecimento do negócio.

Quando se recomenda o mapeamento dos processos na empresa?

Faça o mapeamento dos processos sempre, uma vez que não é necessário você avaliar erros para que haja correção dos mesmos. Afinal, sempre se pode evitá-los.

Sempre que se fizer um mapeamento de processos, é possível estabelecer melhorias para o melhor funcionamento da empresa. Além do empreendedor ter a identificação dos pontos fortes e fracos do seu negócio. 

Por fim, mantenha os pontos fortes e aperfeiçoe os pontos fracos. Sendo assim, a lucratividade passa a ser uma consequência no negócio.

Viu só com o mapeamento de processo pode ser fundamental e também muito interessante para o bom funcionamento do seu negócio?

Sendo assim, esperamos que o post de hoje possa lhe ajudar a usar dessa ferramenta para extrair o melhor da sua empresa, sempre!