O Sebrae BA lança o Mapa da Mina, um guia financeiro para o MEI, a intenção é apresentar um guia direto, prático e claro.
Portanto, você que é MEI e não sabe por onde começar para organizar as finanças do seu negócio, o guia oferece um passo a passo completo para começar a te orientar nesse caminho.
O “mapa da mina” está disponível em PDF e para ter acesso, basta entrar no site do Sebrae.
O empreendedor deve ter antes de tudo o controle financeiro da sua empresa, controlar entradas, pagamentos, capital de giro, entre outros, para o bom andamento dos negócios.
Vamos dar algumas dicas de como organizar o financeiro do seu negócio.
Com os sistemas é possível ter dados importantes bem claro, como faturamento, relatórios, despesas, lucros obtidos.
Sem contar a integração que ele faz entre os setores, principalmente o financeiro e o de vendas. Esse controle é essencial para a boa administração do negócio.
Um grande erro dos empreendedores é não separar essas duas finanças. Pois o risco dessa mistura pode resultar em muitos desacertos.
Quando a situação da empresa está boa, o empreendedor pode fazer retiradas que mais pra frente pode dificultar a visão exata de para onde foi aquele dinheiro.
Muitas empresas acabam não tendo lucro e até mesmo falindo por arcar com despesas que não dizem respeito à empresa.
Com o fluxo de caixa organizado, o empreendedor acaba tendo sempre informações atualizadas sobre a situação financeira da empresa.
Usando então como ferramenta estratégias, mantendo o controle o financeiro da empresa, realizando um melhor planejamento, além de mais investimentos, com dados precisos.
O empreendedor deve analisar as condições da empresa, da equipe e do mercado.
Geralmente são usados na avaliação:
Com esses resultados, o empreendedor vai conseguir analisar os objetivos desejados e estipular estratégias e as metas.
Algumas metas que geralmente empreendedores desejam atingir é:
Enfim, o objetivo do planejamento é ajudar o empreendedor a se organizar, a ter controle de suas finanças, e ter todo o controle da sua empresa na palma das mãos.
Um bom planejamento financeiro para a MEI é muito importante, pois vai te ajudar a controlar as rendas e saber se estão sendo suficientes para atender as demandas da empresa.