Em tempos de “correria”, conseguir se manter organizado no trabalho é um verdadeiro desafio. São tantas tarefas, desafios e demandas que pode parecer difícil manejar tudo o que precisa ser desenvolvido. Por conta disso, trouxemos algumas sugestões bem importantes para que possamos discutir o assunto e, quem sabe, lhe ajudar a lidar melhor com a rotina de trabalho. Confira.
Não existe método infalível de como se manter organizado no trabalho. Às vezes, podemos ter a sensação de que perdemos o controle de algo, e isso é normal. Não somos super-heróis capazes de lidar com mil e uma demandas de trabalho sem nunca cometer algum equívoco. São os erros que nos permitem pequenos ajustes.
Portanto, considere as dicas abaixo como um fator de autoanálise, e não como uma “receita do sucesso”. Afinal, a vida é orgânica e dinâmica, portanto, não existe nenhuma “receita pronta” do que pode ser desenvolvido.
Esclarecido isso, vamos às nossas sugestões de hoje:
Sim, isso mesmo. Para se manter organizado no trabalho é muito importante começar pela mesa. Se há muitos papéis espalhados, materiais inúteis e até mesmo lixo, considere fazer aquele “faxinão” na sua mesa. Remova tudo o que é desnecessário, deixando apenas as ferramentas de trabalho, um bloco de notas, sua agenda e demais itens que realmente agreguem valor.
Você sabe quais são as suas atividades semanais consideradas “fixas”? Isto é, aquelas que sempre se repetem? Por exemplo, uma reunião que acontece sempre no mesmo dia da semana; um relatório que deve ser entregue toda sexta-feira; etc. Liste essas tarefas e divida-as em um planner semanal, deixando este planner sempre ao seu alcance, para nunca se esquecer dessas atividades semanais.
No caso de atividades fixas e recorrentes, considere criar um método para executá-las. Por exemplo, no caso do relatório, crie um checklist de passo a passo do que deve ser feito para conclui-lo. Dessa forma, você não terá que “reinventar a roda” toda sexta-feira, mas sim, poderá seguir um passo a passo prévio para aumentar a produtividade e de quebra conseguir se manter organizado no trabalho.
Tenha espaços na sua agenda para aquelas atividades mais variáveis. Tente prevê-las, sempre que possível, para separar um tempo hábil no seu dia para cada uma delas. Assim, torna-se mais fácil manejar a agenda e garantir as entregas do dia.
Se há algumas tarefas sobrecarregando, não deixe de delegar algumas coisas. Você não precisa “abraçar o mundo” para ser um bom colaborador. Entenda que todos temos limites e que, às vezes, precisamos do auxílio de outras pessoas que estão à nossa volta. Assim, você evita uma agenda abarrotada de tarefas inacabáveis, e de quebra tem mais chances de se manter organizado no trabalho. Pense nisso e organize-se!