As férias são incríveis e fazem com que nos preparemos para elas antes mesmo de o expediente acabar, o que faz com que, às vezes, seja difícil manter a produtividade no fim de ano.
Pensando nesse cenário, trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo na hora de desenvolver uma rotina que o ajude a cumprir com todas as demandas nesta reta final. Vejamos a seguir!
Apesar de não haver uma maneira infalível de manter a produtividade no fim de ano, existem ações que podem nos ajudar a manter o foco e, assim, desenvolver um trabalho mais efetivo nesta época. Veja a seguir algumas ideias:
Sabemos que, depois de 12 meses, o cansaço começa aparecer. Ficamos, muitas vezes, apenas pensando no dia em que entraremos de férias. Porém, isso pode atrapalhar na hora de concluir todas as demandas que precisam ser feitas.
Portanto, fique atento à postura de “desacelerar” durante o expediente. Policie-se para não exagerar na “folga” antes do tempo, pois isso pode dificultar o seu objetivo de manter a produtividade no fim de ano.
Obviamente, não estamos falando que você não deve descansar ou não deve fazer pausas, mas, sim, fique de olho para não “passar dos limites” nesse sentido, tudo bem?
Você sabe quais são as suas reais prioridades? Às vezes, por algum motivo podemos estar trabalhando de um modo mais, digamos, “automático”, que não nos permite enxergar o que realmente deveríamos estar fazendo naquele momento.
Nesse caso, o ideal é que você faça uma lista de todas as suas tarefas e verifique quais delas devem ser feitas o quanto antes, evitando a procrastinação e a aleatoriedade na rotina que atrapalham a produtividade.
Sabe aquelas distrações que podem estar roubando a sua atenção ao longo do dia? Cuidado com elas.
Vale exemplificar com as redes sociais, conversas paralelas com os colegas, preocupações que não agregam valor – apenas atrapalham -, enfim. Procure fazer uma autoanálise nesse sentido e faça uma verdadeira “limpa” nas suas distrações.
Para manter a produtividade no fim de ano nós também podemos apostar na ação de delegar tarefas. Isto é, não precisamos ter uma postura de querer acatar com tudo sozinho – até porque isso pode apenas levar você à sobrecarga.
Sendo assim, avalie quais atividades podem ser feitas por terceiros que contribuem para o desenvolvimento de uma rotina mais produtiva.
Se você já está com as tarefas e os dias contados, manter a produtividade no fim de ano será um grande desafio, querendo ou não.
Porém, isso pode ficar ainda mais difícil se você não conseguir dizer “não” quando necessário.
Agora que o tempo está curto, não queira abraçar o mundo ou agradar a todo mundo. Saiba negar aquelas demandas que não caberão na sua agenda. Assim, você não prejudica as outras atividades e tem maiores chances de manter a produtividade no fim de ano.