Manter a postura correta durante o trabalho é fundamental por uma série de motivos, como por exemplo:
Por isso, cuidar da maneira como você costuma sentar, diariamente, é fundamental. Ao longo deste texto, apresentamos algumas ideias que podem ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Existem pequenas mudanças no ambiente que podem ajudá-lo a manter a postura correta durante o trabalho. Veja algumas delas:
Antes de qualquer coisa, devemos escolher bem a cadeira que iremos usar no dia a dia de trabalho. Se a cadeira não for adequada ou não for ajustável para o nosso tamanho, teremos chances de sofrer com dores e desconfortos.
Para a cadeira ser ideal, é necessário conseguir apoiar as costas no encosto, manter as coxas e os glúteos bem apoiados sobre o assento, e poder apoiar os pés com tranquilidade, além de haver apoio para os braços.
Algumas cadeiras podem não ter a altura adequada para que você apoie os calcanhares no chão. Nesses casos, o ideal é adquirir um apoio para pés que permita que você encoste-os por completo.
Evite apoiar apenas a ponta dos pés, pois isso impede que você mantenha uma boa postura.
A altura da tela do computador também faz toda a diferença na hora de manter a postura correta durante o trabalho. Para você ter uma boa referência, observe se você precisa olhar para cima ou para baixo na hora de visualizar a tela.
Se tiver que erguer ou abaixar muito o olhar, o ideal é ajustar a sua tela, pois o adequado é tê-la na altura dos seus olhos, evitando que a coluna fique torta durante o dia a dia.
Os braços também precisam ficar bem apoiados para que a sua coluna se mantenha reta. Caso contrário, você poderá forçar não só a coluna, para compensar a falta de apoio, como também os ombros e os próprios braços.
É por isso que uma cadeira com apoiador para os braços é fundamental.
Por fim, o teclado e o mouse também precisam estar na posição correta, sem que você tenha que levantar muito os braços ou abaixá-los. Isto é, além de apoiar os braços na cadeira, eles precisam ficar relativamente “retos” com relação à mesa, apoiando os punhos sobre ela na mesma altura em que o cotovelo se apoia na cadeira.
Assim, não há áreas que serão forçadas a ponto de causar dores e danos musculares ou tensões em tendões, por exemplo, e a postura será mais bem mantida.
Cuide do seu corpo dessa forma e veja como isso pode mudar, inclusive, a sua disposição no dia a dia!