Nem sempre é fácil manter a calma no concurso público, especialmente quando o indivíduo já viveu alguma frustração nesse sentido. Contudo, algumas atitudes e pensamentos podem contribuir nesse momento, visando mais bem-estar diante dos desafios que vêm pela frente. A seguir, descrevemos alguns desses pontos. Acompanhe-nos.
Quando pensamos em saúde mental, não podemos pensar em um passo a passo que seja infalível e impecável. Isso porque cada indivíduo tem a sua forma única de lidar com as suas emoções e questões sentimentais. Sendo assim, o que podemos fazer é apontar algumas reflexões que podem ajudá-lo diante da ansiedade no concurso público. Veja o que faz sentido para você e comece a cuidar da sua saúde mental! 🙂
O primeiro passo é confiar nos seus estudos. Pode parecer algo bobo, mas a verdade é que muitas pessoas não confiam naquilo que elas fazem para se preparar para o concurso. Isto é, ao invés de imaginar que tudo será muito difícil e um grande desastre, lembre-se de que você se dedicou e se preparou de acordo com o edital, logo, é interessante confiar na sua jornada para não se sentir tão nervoso e angustiado antes da prova.
Você não está “caindo de paraquedas” na prova. Você se preparou e se dedicou, dando muito de si para que pudesse aprender muitos conteúdos. Mentalize isso.
Às vezes, quando estamos ansiosos, a nossa respiração pode ficar um pouco mais descompassada. Sendo assim, é interessante prestar atenção na forma como você tem respirado para tentar manter a calma no concurso público.
Respire profundamente, usando o diafragma e não depositando a força apenas no tórax. Faça esse exercício e sinta o ar entrando em seus pulmões – isso pode ser bem relaxante.
Se você está se sentindo muito ansioso, considere a possibilidade de conversar com alguém antes da prova. Desabafar pode ajudar a lidar melhor com o que se sente, bem como pode esclarecer algumas ideias distorcidas que temos às vezes.
Existe alguma atividade que você gosta de praticar porque se sente mais relaxado? Considere colocá-la em prática antes de fazer a sua prova. Pode ser meditação, dança, ouvir música, escrever, pintar, enfim!
Estudar faltando pouco tempo para a prova pode atrapalhar na hora de manter a calma no concurso público. Isso porque ao visualizar a quantidade de material que precisa ser estudado, você pode se sentir pressionado e ansioso, o que impede que a aprendizagem seja bem-sucedida e acaba criando uma verdadeira “bola de neve” de angústia.
Cuidado para não criar expectativas irreais. Se você sabe que o concurso é extremamente concorrido, não fique se autocobrando para ser o primeiro colocado a todo custo.
Saber sonhar com os pés no chão pode ajudar a manter a tranquilidade diante dos desafios. Reflita sobre isso e que você tenha uma excelente prova!