Finanças

6 maneiras fáceis de simplificar a vida financeira e sair do sufoco

Apesar de nossas melhores intenções, pode ser fácil ficar para trás em basicamente todas as metas de vida. Afinal, as responsabilidades familiares, profissionais e pessoais (junto com algumas das dificuldades criadas pela pandemia) podem tornar difícil manter o controle do dinheiro o tempo todo. Mas, se você está procurando maneiras fáceis de simplificar a vida financeira, considere estas dicas para dominar a gestão do dinheiro.

6 maneiras fáceis de simplificar a vida financeira e cumprir as metas de vida

Obviamente existem diversas formas com os quais você pode lidar com seus ganhos e gastos do dia a dia, tentando equilibrar as contas. Contudo, essas maneiras fáceis de simplificar a vida financeira contribuem para sair do sufoco e não voltar mais, sendo assim, uma questão de disciplina.

1.Crie um calendário financeiro

Muitos de nós começam o ano com grandes intenções, mas perdemos o rumo ao longo do caminho. É sempre recomendável a criação de um orçamento para ser vir como um “conselho financeiro essencial”.

Ademais, para os que já possuem um orçamento parecido com esse, aqui vai uma sugestão um pouco diferente: façam um calendário financeiro. Guarde o seu calendário no telefone ou tablet.

Essa ação permitirá que se defina lembretes e crie uma lista das principais tarefas financeiras que pretende concluir, juntamente com a respetiva data de vencimento. Por exemplo, você pode se lembrar de:

  • Pagar o restante dos impostos da casa no início de abril;
  • Compilar todos os seus documentos fiscais até 1º de março;
  • Aumentar suas contribuições para a poupança da aposentadoria até metade do ano.

Você também pode usá-lo para definir metas financeiras, como data até a qual você espera economizar R$ 2.000,00 para as férias. Ou… Que tal acompanhar as metas para saldar dívidas?

2.Livrar-se do papel entre as maneiras de simplificar a vida financeira

Contas em papel, extratos de cartão de crédito e outros documentos financeiros podem se tornar facilmente desorganizados. Reserve um momento para solicitar que todos os seus documentos financeiros sejam transferidos para entrega eletrônica.

Entre as maneiras fáceis de simplificar a vida financeira, especialmente para quem se preocupa com as economias, está o ato de limpar a carteira – Foto: Canva Pro

Assim, se você tiver arquivos antigos de documentos em papel de que ainda precisa, comece a digitalizá-los para o formato eletrônico. Eles serão mais fáceis de recuperar e usar, bem como menos propensos a serem perdidos. Além do mais, podem permitir que você faça melhores escolhas financeiras quando puder ver tudo de uma vez.

3.Limpe sua carteira como uma das maneiras fáceis de simplificar a vida financeira

Entre as maneiras fáceis de simplificar a vida financeira, especialmente para quem se preocupa com as economias, está o ato de limpar a carteira, literalmente. A carteira geralmente fica cheia de cupons e cartões de fidelidade de varejistas.

Essas são ferramentas poderosas para reduzir custos com vantagens como frete grátis, acesso antecipado às vendas e outras promoções e descontos especiais. No entanto, ter muito papel na carteira também pode fazer com que você se sinta desorganizado, disperso e com menos probabilidade de ter o controle.

Considere baixar aplicativos para seus programas favoritos de fidelidade e cupons. Dessa forma, organize uma pasta para guardar os cartões de visitas e outra para os cupons que acredita serem realmente importantes para comprovação posterior de algo.

4.Otimize os cartões de crédito

Enquanto você está limpando sua carteira, considere as inúmeras recompensas que você pode ter com os cartões de crédito. É menos provável que você use vários cartões por conta do programa de pontos conforme pretendido, mas é mais provável que você acumule taxas desnecessárias.

A recomendação é concentrar suas compras em um ou dois cartões. Assim, consegue reunir uma boa pontuação nas recompensas e ainda diminuir nos custos da anuidade.

Com um único cartão você pode ganhar dinheiro de volta em compras online, viagens ou muitas outras categorias de compras comuns. É mais provável que você receba todo o dinheiro de volta que merece e pode economizar em taxas associadas à juros pelo acúmulo de faturas.

5.Organize seus programas de recompensas

Conforme mencionado acima, certifique-se de que está pagando por suas compras com um cartão de crédito versátil que o recompensa com dinheiro de volta ou boa pontuação. Se você estiver inscrito em um programa realmente vantajoso, será melhor reunir os gastos somente nesse produto financeiro.

Mas, antes de optar por apenas um cartão, explore outros programas de transações do tipo, em termos de dinheiro de volta, que a operadora financeira possa oferecer. Veja em quais lojas, restaurantes e outros locais está atrelado.

Cumprir suas metas de economia é mais fácil quando você as automatiza – Foto: Canva Pro

Portanto, depois de organizar seus cartões de fidelidade, cupons, entre outras coisas, poderá usar tudo efetivamente, minimizando os gastos ao passo em que maximiza as compras. Ao usar várias técnicas para receber vantagens dos cartões, ganha-se até 20% em retorno financeiro de alguma forma.

6.Automatize suas economias

Cumprir suas metas de economia é mais fácil quando você as automatiza. Muitos bancos e instituições financeiras oferecem maneiras de transferir fundos regularmente de sua conta corrente para contas de poupança.

Isso permite que você mantenha um equilíbrio sem precisar ficar se preocupando constantemente com o que tem que fazer. Se manter o controle da economia é um desafio, automatizar as finanças é uma das maneiras mais simples de garantir que você alcance seus objetivos.

Essas maneiras fáceis de simplificar a vida financeira são um exercício que traz recompensas reais. Faz com que seu dinheiro trabalhe por você, ao invés de você trabalhar pelo seu dinheiro. Assim, criam-se formas eficientes de apoiar seus objetivos. E, afinal, não é disso que se trata a liberdade financeira?