Os mananciais também conhecidos como nascentes, são todas as fontes de água, podendo ser superficiais ou subterrâneas, podendo ser utilizadas para o abastecimento público da população.
Desse modo, os mananciais podem ser diversas fontes de água, dentre os principais podemos citar:
Para que desempenhar um bom papel, o manancial precisa de cuidados especiais, por isso algumas leis estaduais são fundamentais para a sua proteção
Contudo, mesmo com leis e regras muitos mananciais acabam poluídos, gerando um impacto ambiental sem precedentes.
Quer saber tudo sobre mananciais e ficar ainda mais preparado para o Enem e demais vestibulares, acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
Conseguir a preservação dos mananciais é uma tarefa complicada, principalmente em um país de terceiro mundo como o Brasil.
Dessa maneira, devido o desenvolvimento das grandes cidade que ocorreram de forma desregulada, as fontes de águas próximas acabaram comprometidas.
Um exemplo clássico da poluição em uma grande metrópole é o do rio Tietê em São Paulo que corta a capital e boa parte do interior do estado.
Em síntese, o rio Tietê poderia ser um manancial para milhões de habitantes, contudo, quase um século de poluição transformaram o Tietê em um esgoto a céu aberto.
Além disso, outras fontes de água em na capital paulista acabaram comprometidas, como no caso da represa de Guarapiranga. Devido o crescimento populacional desenfreado, viu-se refém do despejo de esgoto sem nenhum tratamento.
Contudo, o estado de SP não é o único lugar no território brasileiro com mananciais ameaçados. Em tese, as maiores cidades brasileiras passam pelo mesmo problema.
Selecionamos os mananciais que correm maiores riscos no Brasil, veja!
E então, gostou de saber um pouco mais sobre mananciais?
Não deixe de ler também – História: 3 principais extinções em massa.