Os malefícios de comer fritura podem ser silenciosos em um primeiro momento, porém, com o passar do tempo as desvantagens deste tipo de alimento são bastante evidentes.
Por isso profissionais da saúde aconselham alimentos grelhados, cozidos ou assados, evitando o consumo de óleos quentes no preparo.
E embora os malefícios sejam claros, muita gente ainda mantém o consumo recorrente de frituras no cardápio. Porém, estudos podem fazer com que você mude de ideia a partir de hoje.
Estudos recentes apontam que um dos malefícios de comer fritura é o aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de desencadear problemas graves na saúde do coração.
A conclusão trazida pelo estudo é de que pessoas que consomem frituras de modo recorrente têm um risco 37% maior de sofrer com insuficiência cardíaca.
Porém, os dados analisados não param por aqui. A pesquisa também aponta que o grupo que consome fritura em demasia também tem um risco 28% maior de sofrer incidentes cardiovasculares.
Cada porção de 114 gramas de frituras a mais na dieta é responsável por aumentar o risco de AVC em 3%. Ou seja, a cada nova semana que esta quantidade é consumida, os riscos de sofrer um Acidente Vascular Cerebral aumentam expressivamente.
O mesmo cálculo foi feito com relação aos riscos de insuficiência cardíaca: os mesmos 114 gramas de frituras na semana aumentam em 12% as chances de o problema se desenvolver.
Além de haver um aumento expressivo nas calorias dos alimentos, os malefícios de comer frituras também estão relacionados com as gorduras trans presentes nos preparos.
Isso acontece a partir do momento em que a maior parte das frituras industrializadas usam a gordura trans por ser mais barata e possuir maior durabilidade. Também é esta gordura que promove uma textura e consistência mais palatável para os alimentos.
Entretanto, as gorduras trans são responsáveis por aumentar os índices de colesterol ruim, além de diminuirem os níveis de colesterol bom no sangue.
O colesterol alto pode causar a obstrução das artérias, a partir do momento em que a gordura passa a se acumular nas paredes dos vasos e com o passar do tempo acabam oxidando. Este efeito, no médio e longo prazo, pode desencadear um AVC ou infarto.
Como alternativa aos malefícios de comer frituras, tente incluir alimentos preparados com gorduras boas. Embora ainda seja uma fritura, a presença de gordura trans na alimentação diminui, também impactando na diminuição dos riscos de doenças.
Porém, é importante frisar que a fritura deve sempre ser a última alternativa na alimentação. O adequado, como citamos anteriormente, é que os preparos aconteçam a partir do cozimento, ou então a partir do uso de grelhas e assadeiras.
Assim você estará protegendo a saúde do seu coração e possibilitará uma melhor qualidade de vida. Cuide do seu corpo com uma alimentação saudável e lembre-se sempre da importância de praticar exercícios regularmente.