Mal e mau são palavras antônimas – possuem o significado oposto em comparação à outra. No caso de mal com “l”, a palavra antônima será bem. Para utilizar a palavra mal de forma correta é necessário ficar atento ao seu significado contrário.
Mal também pode ser sinônimo de inadequadamente, ilegalmente, desarmoniosamente, erradamente, defeituosamente, incorretamente, irregularmente, entre outros. A palavra mal se origina da palavra “male” em latim.
Exemplos:
A palavra mal poderá ser utilizada como: advérbio de modo, substantivos ou uma conjunção subordinativa temporal.
O que é advérbio? Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.
Os advérbios podem indicar dúvida, intensidade, modo, lugar, tempo, afirmação e negação.
O que é substantivo? Substantivo é a classe gramatical que se atribui nomes aos seres, ações, objetos, características, sentimentos e estados. Os substantivos são classificados como concreto, abstrato, próprio, comum, simples, composto, coletivo.
O que é conjunção? Conjunções são palavras que conectam orações e estabelece entre elas relação de coordenação e subordinação. Elas podem ser aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Mal e mau também são palavras homófonas, que possuem a mesma fonética mesmo possuindo grafias diferentes. O mau com “u” também é uma palavra antônima. Neste caso, a palavra antônima de mau será bom. Então para fazer uso de maneira correta, basta lembrar a palavra que é contrária a ela.
Mau também é sinônimo de malfeito, defeituoso, mal-acabado, ruim, imperfeito, desprimoroso, inferior, medíocre, ordinário, péssimo, reles, irregular, velho, estragado, horrível, atamancado, entre outros.
A palavra mau se origina da palavra “malu” em latim.
Exemplos:
Como falamos acima, as palavras mal e mau são locuções homófonas – que possuem a mesma fonética mesmo possuindo grafias diferentes. Assim são pronunciadas da mesma forma, porém escritas de formas diferentes, com significados diferentes.
As palavras mal e mau são pronunciadas da mesma forma porque normalmente o “l” age como semivogal, assumindo o som de “u”.
Além das palavras homófonas, existem também palavras homônimas, homógrafas e parônimas.
Palavras Homônimas: escreve-se e pronuncia-se do mesmo modo, mas tem significados diferentes.
Palavras Homógrafas: escrevem-se do mesmo modo, mas pronuncia-se de forma diferente.
Palavras Parônimas: escrevem-se e pronuncia-se de forma semelhante.
Dúvidas recorrentes sobre mal e mau:
Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.
A forma correta é mau humor.
Sempre que referir-se à indisposição de alguém deve-se utilizar as palavras mau humor, que são sinônimos de irritação, nervosismo, zanga, aborrecimento, entre outras.
Levando em conta os sinônimos e antônimos, mau e mal são palavras antônimas, mesmo com a pronuncia parecida. Enquanto mau pode ser substituído na frase por ‘bom’, mal pode ser substituído por ‘bem’.
A palavra mal poderá ser utilizada como: advérbio de modo, substantivos ou uma conjunção subordinativa temporal. Já mau um adjetivo, ou seja, serve para falar de algo ou alguém que não é bom.