Direitos do Trabalhador

Mais de 260 mil brasileiros baixaram o programa do IRPF 2021 no primeiro dia

Uma novidade é que não é necessário baixar a máquina virtual Java para utilizar o programa em desktop ou notebook

Na última quinta-feira (25), o programa do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021 foi disponibilizado. Apenas no primeiro dia, a Receita Federal informou que foram feitos 264.590 downloads até às 19h.

Para utilizar o programa, é necessário acessar o site gov.br/receitafederal, clicar no banner “Imposto de Renda 2021” e clicar em “Baixar o programa”. É necessário escolher a versão que condiz com o sistema operacional do seu computador, Windows, Linux ou MacOS.

Em 2021, uma novidade é que não é necessário baixar a máquina virtual Java para utilizar o programa em computador desktop ou notebook. A nova versão do programa já vem com a ferramenta inclusa.

O contribuinte pode declarar o imposto pelo aplicativo ou online, no “Meu Imposto de Renda” no e-CAC. As informações não precisam ser preenchidas na mesma plataforma. Ou seja, é possível começar o preenchimento pelo aplicativo de celular e, por exemplo continuar a dar as informações pelo computador ou pelo programa.

O prazo para declaração do Imposto de Renda começa dia 1 de março e segue até dia 31 abril. Quanto antes o contribuinte fizer sua declaração, mais rápido ele receberá a restituição, se tiver direito a ela.

Confira abaixo todas as datas previstas de pagamento da restituição este ano.

1º (primeiro) lote em 31 de maio de 2021;

2º (segundo) lote, em 30 de junho de 2021;

3º (terceiro) lote, em 30 de julho de 2021;

4º (quarto) lote, em 31 de agosto de 2021;

5º (quinto) lote, em 30 de setembro de 2021.