O consumidores podem negociar pela internet dívidas com as empresas parceiras pelo site do Serasa Limpa Nome e pelo aplicativo do Serasa Consumidor. São elas: Santander, Itaú, Recovery, Ativos, Net, Claro, Embatel, Anhaguera, Credsystem, Ipanema, Unopar, Sky, Nextel, Banco BMG, Digio, Hoepers, Porto Seguro, Tricard, Oi, Zema, Unic, Fama, Pitágoras, Uniderp e Unime.
Para os consumidores que não possuem acesso à internet, as agências da Serasa localizadas nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Salvador, Fortaleza, São Luís, Goiânia, Manaus, Bauru, João Pessoa, Porto Velho, Natal, Cuiabá, Recife, Londrina, São José do Rio Preto, Belém, Florianópolis e Vitória, estarão preparadas para receber consumidores e auxiliar nas negociações dentro do Serasa Limpa Nome. O tempo para fechamento de acordo presencialmente está em menos de dois minutos.
— Esse ano aumentamos as empresas participantes e o percentual de descontos está bem mais agressivo: 43% dos acordos fechados tem desconto de 81% a 99%. Por isso, já fechamos mais de um milhão de acordos e esperamos dobrar esse número até o fim do feirão. Além disso, vimos que as pessoas estão mais dispostas a quitar as dívidas. Cerca de 70% dos acordos estão sendo fechados à vista — afirma Giresse Contini, Gerente Sênior do Serasa Consumidor.
Dados de inadimplência
Segundo estudo desenvolvido pela Serasa Experian, em setembro de 2019, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 63.2 milhões, 3.7% a mais do que em setembro de 2018. O montante alcançado pelas dívidas até setembro de 2019 foi de R$ 252 bilhões, com o valor médio de R$ 3.997,00. A maior concentração dos negativados tem entre 26 e 40 anos (38,3% do total). Em segundo no ranking de participação entre os inadimplentes estão pessoas de 41 e 60 anos, que correspondem por 34,5% do total.
A maioria das dívidas é de bancos e de cartão de crédito, totalizando 28% do total. Contas básicas como energia elétrica, água e gás, responderam por 19% do total de débitos em atraso. O setor de telefonia alcançou 11% do montante. Já o setor de varejo respondeu por 12,7% da inadimplência.
O estudo também mostra que, em setembro de 2019, a região com maior percentual de inadimplentes do país era a Sudeste, com 45,2% do total, seguida pela região Nordeste, com 24,7%. O Sul ficou em terceiro, com 12,9% dos negativados. A região Norte registrou 9,2%, seguido da região Centro-Oeste, com 8,1%.
Fonte: Extra Online via Mixvale.