No momento em que os olhos do Brasil estão voltados para o Rio Grande do Sul, um outro estado da federação também começa a pedir ajuda. Estamos falando do Maranhão, que vem sendo castigado por fortes chuvas, e isso terá impacto direto no recebimento do Bolsa Família neste mês de maio.
Por regra geral, o governo federal costuma antecipar os pagamentos deste programa social para os usuários que residem em cidades que se encontram em situação de calamidade pública ou de emergência. Trata-se de uma medida que prevê uma antecipação da ajuda para pessoas que estão precisando do dinheiro com mais rapidez.
Ainda na última semana, o governo federal confirmou a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família para 330 cidades gaúchas que estão nesta situação. Agora, a expectativa é de que seja anunciada uma antecipação também para quem reside nas 30 cidades do Maranhão que se encontram em situação de emergência.
Abaixo, você pode conferir a lista de municípios maranhenses que estão oficialmente nesta situação, e que poderão receber o Bolsa Família de maneira antecipada neste mês de maio:
Ao todo, mais de mil famílias maranhenses estão desabrigadas e quase 3 mil estão desalojadas. Estes números foram divulgados recentemente pela Defesa Civil local, que também deu alguns alertas para a população. São eles:
Pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência não precisam se preocupar em solicitar a antecipação do Bolsa Família. O valor será creditado de maneira automática na conta em que você já está acostumado a receber o saldo.
No caso da antecipação, todos os usuários deverão receber o benefício no próximo dia 17, independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão.
Para as pessoas que não residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou calamidade, nada muda. Será preciso, portanto seguir o calendário tradicional, que divide os usuários com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um. Confira:
Abaixo. você pode conferir a lista de benefícios internos que serão pagos: