A má comunicação interna é a realidade de muitas empresas hoje, infelizmente. Ela pode estar atrelada a diversos fatores, sendo extremamente prejudicial para o crescimento de qualquer negócio.
Sendo assim, esperamos que esse conteúdo sirva de alicerce na hora de você restabelecer o equilíbrio na comunicação da sua empresa ou negócio. Acompanhe para saber mais.
Antes de qualquer coisa, devemos pensar nas principais causas da má comunicação interna, pois isso poderá nos dar pistas do caminho que poderemos seguir inicialmente.
Dentre alguns fatores que provocam esse problema, podemos citar:
Essas são algumas possíveis causas para a má comunicação interna. No próximo tópico vamos apontar alguns fatores que podem ajudar a resolver esses problemas.
Para resolver a má comunicação é necessário, antes de tudo, saber analisar profundamente quais são as causas do problema.
Acima, citamos alguns fatores que podem desencadear grandes falhas na comunicação. A partir deles você poderá avaliar como tem sido os sistemas de comunicação dentro da sua corporação.
Analise quais ações nocivas são recorrentes e quando elas acontecem. Depois desse “diagnóstico” ficará mais fácil implantar mecanismos que viabilizem uma comunicação mais eficiente e clara.
De todo modo, lembre-se ainda que um padrão de comunicação, alinhado à equipe, também é essencial. Assim como a cultura de feedback, diálogos e escuta ativa.
Tudo isso irá ajudar você e o seu time a desenvolver uma interação mais sadia e assertiva, diminuindo os ruídos de comunicação.
Caso você perceba que mesmo com as mudanças as falhas persistam, experimente contratar empresas de consultoria para esse fim. Elas poderão ajudar a sua equipe e você a encontrarem mais harmonia e a impedirem a má comunicação interna.