Qual é a sua renda per capita? A resposta para esta pergunta deverá definir o tamanho do desconto a que você terá direito no sistema do novo programa Desenrola. Trata-se do projeto do Ministério da Fazenda que tem como objetivo ajudar as pessoas a negociarem suas dívidas com bancos, financeiras e empresas dos mais variados grupos econômicos.
Por meio de uma nota, o Partido dos Trabalhadores (PT), deu mais alguns detalhes sobre o programa em questão. De acordo com o partido do presidente Lula, o plano é liberar o sistema para todas as pessoas que estão endividadas, mas o foco principal mesmo estará nos indivíduos que ganham menos e que precisam de mais ajuda.
“O Desenrola Brasil vai ajudar essas famílias permitindo que elas renegociem suas dívidas, deixando-as de um tamanho que não prejudique o orçamento. Qualquer pessoa endividada poderá recorrer ao programa. Mas, quanto menor for a renda da família, maior será o desconto que ela terá para pagar o que deve”, diz o partido do presidente Lula.
Neste sentido, é importante lembrar que pessoas que fazem parte de programas sociais do Governo Federal também poderão ser atendidas pelo Desenrola. Se você faz parte do Bolsa Família, por exemplo, terá a oportunidade de entrar no programa e solicitar um desconto para conseguir quitar a dívida por completo.
Em entrevistas recentes, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse que as pessoas que fazem parte do Bolsa Família e se endividaram com o consignado serão ajudadas pelo Desenrola. De todo modo, ele não chegou a explicar se este público teria algum tipo de prioridade nestas negociações.
O Desenrola foi uma das principais promessas de campanha do presidente Lula nas eleições do ano passado. Ele garantiu que poderia cumprir a promessa para ajudar as pessoas a limparem os seus nomes.
Desde que anunciou a criação do projeto, o Governo vem recebendo algumas críticas relacionadas aos gastos públicos em torno do tema. Seja como for, o Planalto se defende afirmando que tal aumento visa melhorar a situação da economia.
“Além de ajudar as famílias a sair do sufoco, o Desenrola Brasil deve ajudar na recuperação econômica do país. Afinal, quando estão endividadas, as pessoas deixam de comprar, prejudicando as vendas no comércio e toda a cadeia produtiva”, disse o partido do presidente Lula na mesma nota.
Embora o programa já tenha ganhado o aval do presidente Lula, o fato é que ainda não há uma projeção de data para o lançamento do benefício social.
Nem mesmo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) sabe cravar um dia para o início das negociações. Em entrevista, o chefe da pasta econômica disse que é preciso esperar pela criação de um software para iniciar os trabalhos.
“Eu não sei avaliar quanto eles vão precisar para fazer o sistema, mas está encomendado”, disse o Ministro da Fazenda. “Entregue o sistema e testado, ele vai para o ar para a gente ajudar as famílias a resolver o problema do CPF negativado no Serasa”, seguiu Fernando Haddad em conversa com jornalistas.