Não está sendo fácil abastecer o tanque de combustível dos veículos no Brasil neste início do Governo LULA. Na semana passada, os motoristas ficaram assustados com os fortes aumentos observados nos postos do país. Assim, a busca pelo combustível mais vantajoso, entre a gasolina e o etanol, fica ainda mais complicada, uma vez que ambos os combustíveis estão mais caros no Brasil.
Todas as semanas, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulga o seu levantamento sobre as variações dos preços dos combustíveis no país. Na semana passada, tanto a gasolina quanto o etanol hidratado ficaram mais caros nas bombas.
Em resumo, o preço médio da gasolina disparou 6,10%, o que correspondeu a 32 centavos por litro. Com isso, o preço médio nacional do combustível fóssil chegou a R$ 5,57. No entanto, alguns estados comercializaram o litro da gasolina a valores maiores que R$ 6,00.
Por sua vez, o etanol hidratado fechou a semana passada com uma alta de 2,06%, com o preço médio do litro subindo para R$ 3,96 no país. Contudo, alguns estados apresentaram valores superiores a R$ 4,80.
Os dados fazem parte do levantamento da ANP, que pesquisa os preços dos combustíveis em mais de 5 mil postos do país e divulga o valor médio da gasolina, do etanol hidratado e do óleo diesel.
Em meio às variações registradas, muitos motoristas ficam se perguntando qual dos dois combustíveis oferece um melhor custo-benefício. Em suma, o etanol não proporciona um desempenho tão bom quanto a gasolina. Isso explica o preço mais salgado do combustível fóssil, em relação ao etanol.
A saber, há um cálculo bem simples que os motoristas podem fazer para entender qual dos dois é mais vantajoso. Leia o texto até o fim e veja como descobrir se a gasolina ou o etanol oferecem um melhor custo-benefício.
O preço médio do etanol correspondeu a 71,1% do valor da gasolina na semana passada. Contudo, a taxa precisaria ser ainda menor para que o biocombustível se tornasse mais vantajoso que a gasolina no país.
Em resumo, o combustível fóssil foi mais vantajoso que o etanol quando considerada a média nacional. Entretanto, ao analisar os preços comercializados em todas as 27 unidades federativas (UFs), a gasolina não foi unânime, ou seja, não conferiu mais vantagem para os motoristas em todas as UFs.
Na verdade, o etanol teve um melhor custo-benefício que a gasolina em apenas duas UFs. Na verdade, tal situação vem acontecendo desde o final do ano passado, com o etanol sendo mais vantajoso que a gasolina em uma ou, no máximo, duas UFs. Isso quando a gasolina não apresentou melhor custo-benefício em todas as 27 UFs.
Por isso, os motoristas que gostam de abastecer o veículo com o etanol hidratado devem deixá-lo de lado, pelo menos por enquanto, caso desejem um melhor custo-benefício.
Para quem não sabe, o valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que o seu custo-benefício seja maior que o do seu concorrente nas bombas. Caso o resultado da equação supere essa marca, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
Na semana passada, 25 das 27 UFs tiveram taxas superiores a 70%, o que significa que a gasolina foi mais vantajosa que o etanol em praticamente todo o país. As únicas exceções foram Mato Grosso e Amazonas.
No estado do Centro-Oeste, o preço médio do etanol foi de R$ 3,63, enquanto a gasolina custou R$ 5,48. Já no estado nortista, os valores médios chegam a R$ 4,56 e R$ 6,55, respectivamente. Com isso, o biocombustível foi mais vantajoso que a gasolina para os motoristas destes estados.
Veja abaixo os menores percentuais entre as UFs do país.
Embora essas tenham sido as menores taxas registradas entre as UFs, apenas duas delas ficaram abaixo de 70%, ou seja, tiveram um etanol mais vantajoso que a gasolina.
Em síntese, os motoristas do país precisam realizar um cálculo para saber se a gasolina é mais vantajosa que o etanol, e vice-versa. Esse cálculo se refere à conhecida relação dos 70%, que sempre deve ser levada em consideração pelos motoristas antes de optar por algum destes combustíveis.
Especialistas explicam que um litro de etanol equivale a cerca de 70% do litro da gasolina, ao menos em termos de conteúdo energético. Isso quer dizer que o preço do etanol deve ser igual ou menor que 70% do preço da gasolina para oferecer melhor custo-benefício aos motoristas.
Seja como for, o mais importante é buscar alternativas para os altos preços. Caso ambos os combustíveis estejam custando mais do que o motorista pode pagar, a opção é deixar o veículo em casa e utilizar o transporte público.