Em conversa com jornalistas no final da última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o seu antecessor Jair Bolsonaro (PL). Desta vez, ele focou as críticas ao sistema de entrada no Cadúnico, a lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
O Cadúnico é o cadastro que funciona como base de entrada para boa parte dos programas sociais do país. É a partir destes dados que o Governo Federal decide quem são as pessoas que podem entrar em benefícios como o Bolsa Família, o vale-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.
Na prática, o Cadúnico não passou por uma grande mudança em sua função durante o governo Bolsonaro. Assim como nos governos do PT, a gestão anterior seguiu usando o Cadúnico para definir quem eram as pessoas que poderiam receber os benefícios. Contudo, Lula disse que nos últimos anos este cadastro teria sido usado para interesses eleitorais.
“O grande problema da política pública é fazer o dinheiro chegar na mão de quem precisa. E aí você tem que ter um cadastro sério, e esse cadastro não é controlado pelo governo porque no nosso caso a pessoa que recebia o Bolsa Família não tinha contato com o governo. Não era o governo que cadastrava, era a prefeitura que cadastrava”, disse Lula.
Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o cidadão também entrava no Cadúnico através da prefeitura da cidade. O Governo Federal até chegou a cogitar a possibilidade de mudança nesta regra, mas desistiu no decorrer dos últimos meses, mantendo assim o sistema visto nos anos do PT.
“Essa pessoa ia na Caixa, pegava o seu dinheiro sem ter a necessidade de conversar com qualquer vereador ou qualquer deputado. Nós queremos voltar a fazer esse cadastro sério porque me parece que o cadastro foi utilizado para fazer campanha eleitoral com o ‘zap’.”
“Me parece que a coisa mais importante no cadastro era o zap para se mandar fake news durante todo o processo de campanha. Eu penso que nós em menos de 100 dias estaremos com toda esta política pronta para que a gente possa fazer com que o governo ande em uma velocidade normal”, seguiu Lula.
Membros do antigo Ministério da Cidadania optaram por não responder as críticas de Lula até este momento.
Mesmo que o Cadúnico ainda não tenha sido oficialmente redesenhado, o fato é que os pagamentos do Bolsa Família para este mês de fevereiro estão confirmados. Segundo as informações oficiais, os repasses devem acontecer entre os dias 18 e 31 . Veja as datas: