Mais de 130 milhões de pessoas já receberam os lucros do FGTS em 2023. Portanto, veja como consultar hoje a sua conta para saber se está entre os beneficiados ou não. Além disso, saiba se é possível ou não sacar o valor recebido.
No último domingo, dia 30, a Caixa Econômica Federal encerrou a distribuição do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, de 2023. Então, mais de 130 milhões de trabalhadores receberam, ao todo, um montante de R$ 12,7 bilhões, o que equivale a 99% do lucro do FGTS de 2022.
Todos os trabalhadores que possuem saldo na conta do FGTS em 31 de dezembro de 2022 receberam os valores. Aliás, não importa se a conta está ativa ou inativa, mas sim o valor existente.
O pagamento dos lucros do fundo em 2023 foi proporcional ao crédito disponível na conta naquele período. Além disso, vale reforçar que o saldo adicionado neste ano não faz parte da equação da Caixa.
Na verdade, os lucros do FGTS em 2023 já foram pagos, então, o que se pode fazer é verificar em sua conta se você recebeu ou não. Então, é preciso que tenha em seu celular o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS.
Ao abrir o aplicativo, há um extrato com os últimos depósitos recebidos. Dessa forma, pode conferir se houve ou não o recebimento dos lucros neste ano. Aliás, os clientes da Caixa podem acessar a conta por meio do Internet Banking.
Se você ainda não tem o aplicativo do FGTS em seu celular saiba que é muito fácil instalar. Dessa forma, veja um passo a passo do que deve fazer:
No primeiro login irão aparecer algumas perguntas adicionais sobre sua vida funcional. Por exemplo, qual o nome da empresa que trabalhou durante um determinado período, ou então, se estava em tal empresa no ano indicado.
Após responder essas perguntas é preciso ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, então, clique em concordar. Por fim, o app está pronto para uso e você pode abri-lo sempre que quiser conferir alguma informação.
No app do FGTS você consegue conferir seu saldo, verificar os extratos e ainda adicionar a modalidade de saque-aniversário. Dessa forma, vale fazer o download e conhecer as funcionalidades.
Uma dúvida muito comum entre os trabalhadores é se o valor dos lucros podem ser sacados. Portanto, destacamos que ele é incorporado ao saldo disponível em sua conta e segue as regras de saque previstas por lei.
Em resumo, para que um trabalhador possa sacar o valor nas contas deve se enquadrar como:
Vale ainda lembrar que a modalidade de saque-aniversário permite retiradas anuais, no mês de aniversário do trabalhador. Bem como, há algumas situações em que o governo permite o saque emergencial, mas são avisadas em toda a mídia nacional.
Há ainda empresas que fornecem empréstimos mediante ao saldo do FGTS do trabalhador, porém, os economistas não indicam essas atividades, porque possuem altos juros e podem travar possíveis retiradas futuras.
Para calcular o valor dos dividendos dos lucros do FGTS em 2023, a Caixa indica que o trabalhador deve multiplicar o saldo existente em conta até 31 de dezembro de 2022 por 0,02461511. Então, vale conferir se o recebimento está correto.
Caso tenha algum problema com o recebimento, o trabalhador com conta ativa pode procurar o departamento pessoal de sua empresa e/ou o atendimento da Caixa Econômica Federal.