Sabe aquela moeda de 10 centavos que você guardou no seu cofrinho? De acordo com o especialistas na área da numismática, ela pode valer muito dinheiro no final das contas, sobretudo se contar com algumas características específicas.
Nesse artigo específico, vamos nos debruçar sobre a moeda de 10 centavos do ano de 1995. Ela é muito conhecida entre os numismatas, justamente porque ela tem um teor especial. Trata-se da peça da FAO.
O exemplar em questão faz homenagem ao órgão da ONU de combate à fome. Assim como no Brasil, vários outros países também realizaram o lançamento de peças voltadas para esse teor.
Para ajudar no processo de identificação dessa peça, listamos abaixo uma série características da moeda 10 centavos do ano de 1995 que faz homenagem à FAO. Tais informações foram disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
O Plano Real foi um programa econômico iniciado em 27 de fevereiro de 1994, implementado ainda no governo do ex-presidente Itamar Franco. Entre outros pontos, o plano incluía a criação de uma nova moeda para o Brasil: o real.
Segundo economistas, o Plano Real foi a mais ampla medida econômica da história do Brasil. O principal objetivo do projeto era a controle da hiperinflação que assolava o país já há algumas décadas. Vários economistas colaboraram com o projeto, incluindo o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que viraria presidente em seguida.
Hoje, economistas concordam que o Plano Real cumpriu o seu objetivo e controlou a inflação do país, além de aumentar o poder de compra da população. Do ponto de vista da numismática, o Plano rendeu uma série de moedas raras, que seguem em circulação até hoje.
Mas afinal de contas, quanto valem as moedas de 10 centavos do ano de 1995 de acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados? De acordo com especialistas, o valor pode subir caso a peça tenha uma característica específica.
A característica específica citada é a DATA MARCADA. A boa notícia é que você não precisa ser um especialista na área para identificar o erro nessa peça. Ele pode ser visto a olho nu.
Na imagem abaixo, você pode conferir que o valor projetado pelos numismatas para essa moeda é de R$ 240. Contudo, é importante lembrar que esse valor pode ser elevado ou até mesmo reduzir a depender da sua capacidade de negociação.
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.
“Mas definir valor comercial à essas moedas é algo relativamente complicado, principalmente porque, como foram produzidas como erros durante o processo de cunhagem, não há registros da quantidade de moedas emitidas”, diz o especialista Plínio Pierry.