Todos os anos, a Caixa Econômica Federal deposita o lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a milhões de trabalhadores com saldo em suas contas vinculadas ao órgão. Este ano, os repasses já aconteceram, mas os trabalhadores já aguardam a liberação de 2023.
O lucro do FGTS se refere ao rendimento da poupança geral do Fundo de Garantia no ano anterior, neste caso, 2021. Sendo assim, são contemplados com os valores os trabalhadores que tinham, em 31 de dezembro do ano passado, saldo disponível em suas contas do FGTS.
Este ano, 99% de todo o rendimento do Fundo de Garantia de 2021 foi depositado na conta de 106,7 milhões de trabalhadores. Segundo a instituição financeira, cerca de R$ 13 bilhões foram distribuídos entre as contas dos trabalhadores de direito.
O repasse do lucro do FGTS é uma medida legal desde 2017. A intenção é beneficiar os trabalhadores com parte da rentabilidade das contas do fundo, além da aplicação mensal da Taxa Referencial (TR) e mais 3% ao ano.
O resultado se refere ao retorno das aplicações feitas pelo governo em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde. Nesta rodada de pagamento, receberam os trabalhadores que tinham conta de FGTS com saldo em 31/12/2021.
Quanto maior o saldo da conta vinculada ao FGTS, mais o trabalhador tem a receber. Para saber a sua parcela do lucro, o trabalhador deve multiplicar o saldo de cada conta em seu nome em 31 de dezembro do ano passado por 0,02748761.
No próximo ano, terão acesso ao lucro do FGTS os trabalhadores que tiverem saldo disponíveis em suas contas até o dia 31 de dezembro deste ano. O pagamento do crédito deve ser realizado até 31 de dezembro de 2023.
O valor do lucro do FGTS é repassado diretamente para as contas vinculadas ao Fundo de Garantia. Dessa forma, para que os trabalhadores possam ter acesso aos recursos devem respeitar as modalidades de saque do programa. Veja quais são elas:
A consulta do extrato do valor pago pode acontecer pelo aplicativo ou site FGTS, em uma agência da Caixa ou pela Central de Atendimento da instituição financeira, no número 0800-726-0101.
Consulta pelo aplicativo: