Uma locução adverbial é uma expressão formada por duas ou mais palavras que exercem a função de advérbio na oração. Desse modo, em termos de sentido, tais expressões podem apresentar as mesmas significações que os advérbios, como circunstância, lugar, tempo, afirmação, negação, entre outros, alterando o sentido do verbo. Iniciada por preposição, esse tipo de locução tem a seguinte formação:
preposição + artigo + adjetivo/advérbio
Além disso, essa formação pode vir sem o artigo: em breve e por ali são exemplos disso. Há ainda as locuções adverbiais formadas por preposição mais substantivo como, por exemplo, a expressão com certeza.
A classificação de uma locução adverbial depende do seu significado. Desse modo, temos na língua portuguesa as seguintes categorias de locução: lugar; tempo; modo; afirmação; negação; intensidade; e dúvida. Veja exemplos de cada uma delas nas frases abaixo.
Na próxima bifurcação, você deve virar à esquerda.
O livro está lá em cima.
Sua professora volta a trabalhar depois de amanhã.
Às vezes tenho vontade de abandonar tudo.
Apesar de gostar de chamar atenção, entrou e saiu em silêncio.
Pedro viajou às pressas porque houve uma emergência com seus avós.
Essa história, sem dúvida alguma, é uma grande mentira.
Com efeito, casar este ano foi sua melhor escolha.
Não quero que ele venha de jeito nenhum!
Bianca disse que não poderia suportar a sua presença de modo algum.
Amo-a em excesso.
De pouco em pouco, conseguirei o que desejo.
Quem sabe um dia João tome juízo.
Como é possível ver nas frases acima, as locuções por funcionarem como advérbios nas orações, podem figurar em diferentes lugares, ou seja, tem certa mobilidade sintática. Nesse sentido, podem vir no início, no meio, ou ao final da frase, mas sempre se ligam ao verbo. Quando a locução possuir três ou mais palavras e vir deslocada do fim da oração, seu lugar “natural”, o ideal é que a expressão venha separada por vírgulas.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!