Bolsonaro faz comparação de chuvas na Bahia a lockdown em pandemia

Em mais um declaração polêmica, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a comparar a as chuvas e caos enfrentado por cidades da Bahia e Minas Gerais, ao lockdown da pandemia. As informações são do portal Metrópoles. O desastre natural registrado nessas cidades, que tem gerado comoção da internet, atingiu a moradia de, ao menos, 3 mil famílias.

Veja também – Auxílio emergencial: PF aponta fraudes de R$ 10 milhões

“Também tivemos uma catástrofe no ano passado, quando muitos governadores, pessoal da Bahia fechou todo o comércio e obrigou o povo a ficar em casa. O povo, em grande parte, informais condenados a morrer de fome dentro de casa”, disse Bolsonaro em coletiva de imprensa, após sobrevoar as regiões de helicóptero. Essa não é a primeira vez que o presidente fala contra a prática de lockdown , pelo contrário.

Em paralelo a isso, Bolsonaro destacou as ações adotadas pelo governo federal até agora. “O governo federal atendeu a todos com o Auxílio Emergencial, que, na verdade, chegou a 68 milhões de pessoas em um primeiro momento, gastando quase R$ 50 bilhões por mês. O governo é sensível a esse problema, a gente pede a colaboração de todos para que se supere esse, problemas e também não destruamos a economia em nome de seja lá o que for, apesar de respeitarmos e entendermos a gravidade que esse vírus aí tem proporcionado ao Brasil”, disse Bolsonaro.

Estavam junto com o presidente o ministros da Cidadania, João Roma; do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; da Saúde, Marcelo Queiroga e o do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno.

Pagamento FGTS

As famílias da Bahia e Minas Gerais atingidas pelas enchentes poderão contar com a liberação dos recursos do  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida foi anunciada no último sábado pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Por meio de portaria, pelo menos 7 municípios foram considerados em situação de emergência, sendo eles:

1 – Anagé

2 – Camacan

3 – Canavieiras

4 – Guaratinga

5 – Ibicuí

6 – Itabela

7 – Itacaré

Poderão sacar os valores aqueles que já tinham alguma quantia no fundo.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma espécie de reserva para o trabalhador. Ele está previsto em contratos firmados com base na CLT.

Todo mês a empresa deposita 8% do valor do salário do funcionário e o dinheiro só pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa ou, em caso de pedido de demissão por parte do funcionário, o dinheiro permanecerá no fundo, porém sem poder ser movimentado.

Outras possibilidades para ter acesso ao dinheiro é num financiamento de uma casa ou então aderindo a modalidade “Saque Aniversário”. A modalidade da direito a saques anuais de valores específicos, porém em caso de demissão o trabalhador não poderá sacar todo o valor do fundo depositado pela empresa.

Após solicitado, o tempo de permanência mínima na modalidade Saque Aniversário é de dois anos. Ter sua casa atingida por desastre natural também dá direito ao fundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.