É muito frustrante limpar a casa toda, deixar tudo perfumado e limpinho, mas ter tudo arruinado por uma lixeira com cheiro ruim, não é mesmo? Afinal, as lixeiras da cozinha, do banheiro e do lado de fora ficam em contato constante com resíduos, o que pode gerar odores desagradáveis.
Além de ser um desconforto para o olfato, isso ainda pode atrair insetos, ratos e outras pragas, o que não é nada legal. Felizmente, existem formas simples de acabar com esse problema, usando produtos que você provavelmente já tem em casa.
Para ajudar você com isso, trouxemos uma lista com dicas de misturinhas caseiras para você deixar as lixeiras tão limpinhas e cheirosas quanto o restante da sua casa. É só ler até o final e conferir.
Nada é mais desagradável do que abrir a tampa da lixeira e sentir aquele cheiro forte e desagradável invadindo o ambiente. Afinal, ninguém gosta de conviver com o mau odor causado pelos resíduos acumulados na lixeira.
A boa notícia é que nossa lista de produtinhos poderosos acabará com esse problema rápido.
O bicarbonato é um verdadeiro coringa quando se trata de eliminar odores. Com propriedades absorventes e antissépticas, são muitas as áreas nas quais ele pode servir para acabar com odores desagradáveis. Por exemplo, em sapatos, privadas, roupas e também nas lixeiras.
Para utilizar esse produto mágico, basta espalhar uma quantidade de bicarbonato no fundo da lixeira antes de colocar o primeiro saco de lixo. Assim, ele absorverá o mau cheiro e deixar um aroma mais agradável.
Você pode, ainda, espalhar um pouco sobre os materiais descartados no lixo, caso não seja o dia da coleta, por exemplo. Assim, ele neutralizará o cheiro ruim e prevenir o aparecimento de pragas até o dia do coletor passar.
O vinagre é conhecido por suas propriedades desinfetantes e neutralizadoras de odores. Sendo assim, uma mistura simples e eficaz é diluir uma parte de vinagre em três partes de água e borrifar na lixeira após lavá-la e secá-la.
Essa solução irá eliminar os odores desagradáveis e deixar um cheirinho fresco no ar.
Surpreendentemente, o suco de tomate pode ser utilizado como um agente desodorizante. Aliás, ele é um ótimo produto para tirar o cheiro de lixo das mãos, caso você manipule resíduos e o mau cheiro fique impregnado. Ou ainda, quando o saco de lixo está furado e o chorume pinga na calçada, por exemplo.
No caso da lixeira com cheiro ruim, basta despejar um pouco de suco de tomate dentro dela e deixar agir por algumas horas. Em seguida, enxágue o recipiente com água e pronto! O mau cheiro irá desaparecer.
Além de desinfetar, a água sanitária é excelente para eliminar odores. Para usar esse produto, dilua uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água e borrife na lixeira.
Então, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem. O mau cheiro desaparecerá instantaneamente. É importante lembrar que você nunca deve misturar a água sanitária com o vinagre quando for fazer suas misturinhas. Isso porque esses dois produtos formam uma reação química que gera gases tóxicos e causam problemas de saúde se inalados.
Outra opção eficaz é o sal grosso. Ele absorve a umidade e ajuda a eliminar o mau odor facilmente.
Assim sendo, espalhe uma camada de sal grosso, no fundo da lixeira antes de colocar o saco de lixo.
Além das misturinhas caseiras, algumas dicas simples podem ajudar a evitar o mau cheiro nas lixeiras:
Gostou das dicas? Agora coloque todas elas em prática e nunca mais sofre com lixeira com cheiro ruim!