Tanto a língua como a linguagem são dois conceitos muito importantes dentro da gramática da língua portuguesa.
Dessa maneira, não é de se surpreender que as diferenças entre os dois termos e a definição de cada um aparecem com frequência em diversas provas de português, principalmente aquelas dos vestibulares, do ENEM e dos concursos públicos.
Ainda, o conceito de língua e de linguagem pode ser cobrado também em determinado contexto, acompanhado de textos e de charges.
Podemos definir a língua como o conjunto de elementos, como, por exemplo, gestos e sons, que possibilitam a comunicação entre seres humanos. Ainda, a língua é um código verbal característico, apresentando um conjunto de palavras que podem se combinar de determinadas maneiras para fazer com que aconteça a comunicação entre ao menos duas pessoas.
A língua surge em sociedade, ou seja, é criada pelo ser humano. A sua criação ocorre com o objetivo de viabilizar a comunicação.
Ainda, é válido destacar que a língua pode existir tanto na forma oral como na forma gestual. Um exemplo dessa última forma é a Libras, ou seja, a Língua Brasileira de Sinais.
Basicamente, o termo “linguagem” se refere à todo tipo de expressão. Em termos mais amplos, podemos definir linguagem como a habilidade que os indivíduos possuem para produzir e compreender uma série de manifestações, como a língua, a pintura e a dança.
Dessa forma, tudo aquilo que o ser humano utiliza para realizar algum tipo de comunicação é denominado de linguagem.
Ainda, a linguagem pode ser divida em três tipos: linguagem verbal, linguagem não-verbal e linguagem mista.
O primeiro tipo é formado por palavras, que podem ser usadas de forma oral ou de forma escrita. Dessa maneira, podemos afirmar que a língua é um tipo de linguagem verbal.
A linguagem não-verbal, por sua vez, é toda forma de comunicação que não acontece por meio das palavras. Assim, esse tipo de linguagem pode ocorrer por meio do uso de expressões corporais, de gestos e de símbolos.
Por fim, a linguagem mista se refere à união da linguagem verbal e da linguagem não-verbal. Esse tipo de linguagem está presente em revistas, em histórias em quadrinhos e no cinema.
Em suma, podemos afirmar que a principal diferença entre a linguagem e a língua é que a linguagem e seus tipos envolvem todas as formas possíveis utilizadas pelo ser humano para a comunicação. A língua, por sua vez, é um sistema específico criado pelos seres humanos e faz parte da linguagem.