Ser uma liderança motivadora quando não se está motivado é um grande desafio. Como podemos dar “energia” para um time se, na prática, nem mesmo nós estamos motivados?
A verdade é que a motivação é algo que “vem e vai”. Não está presente, em nossa vida, o tempo todo. Isso significa que esse cenário de motivar sem estar motivado pode ser algo frequente.
Por isso, reunimos algumas dicas que podem ser bem úteis para alcançar esse objetivo. Acompanhe e saiba mais.
Uma liderança motivadora apresenta comportamentos que impactam em toda a equipe. Portanto, é necessário manter-se atento à postura que se adota ao longo dos dias. Caso contrário, a desmotivação do líder poderá “contaminar” a atuação dos demais profissionais.
Por isso, fique de olho nos seus próprios comportamentos. Porém, não fique tentando esconder sua desmotivação, mas trabalhe pela via contrária: incentivando a motivação. Como? Veja considerações:
Aceitar as nossas limitações é um pouco difícil e, em algumas circunstâncias, pode parecer impossível. Contudo, quando aprendemos a escutar melhor as nossas emoções, conseguimos compreender que não somos seres dotados de poderes mágicos e que, sim, nós temos limites.
Entender isso pode impedir que você se maltrate ao tentar ser motivado 24 horas por dia. Afinal, como é possível estar sempre feliz, motivado e empolgado se a vida é dinâmica e, volta e meia, algo ruim acontece? Pois é!
Desse modo, comece analisando a sua rotina e aceitando que você tem limites e que, por conta deles, nem sempre estará motivado. E tudo bem!
Quando estiver em conversa com a sua equipe, enfatize os objetivos que já foram levantados. Quanto mais mentalizamos as metas e as linhas de chegada, maiores são as chances de nos motivarmos.
Sendo assim, ao invés de ficar calado diante de um período de desmotivação, considere trazer à tona as metas que ainda não foram alcançadas e enxergue-as, junto da equipe, como molas para impulsionar todos.
Ofereça suporte e direcionamento para que haja o desenvolvimento profissional de cada um. A liderança motivadora trabalha com o viés de permitir que os liderados conheçam seus pontos fortes e fracos, buscando novos conhecimentos e estratégias.
Aqui, o feedback é fundamental. Use-o quando estiver desmotivado e motive a sua equipe por meio de direcionamentos eficientes.
Faça planejamentos em conjunto e mantenham um acompanhamento constante das métricas. Isso irá viabilizar mais motivação para o time, mesmo quando a liderança motivadora estiver desanimada.
Por fim, incentive, sempre, os cuidados com a saúde mental. Pois quando cuidamos da mente, tendemos a nos sentir mais felizes e satisfeitos com a nossa vida.
Além disso, aceitamos os momentos ruins com mais facilidade, sem deixar que a desmotivação se torne um grande monstro em nossas vidas.