Lidar com uma turma agitada nem sempre é tarefa fácil. Especialmente no caso de crianças menores, esse tipo de postura pode ser difícil de ser contornado. No entanto, existem algumas medidas que podem auxiliar durante esse processo, visando o desenvolvimento de um grupo mais equilibrado. Abaixo trouxemos algumas dicas que podem ser viáveis. Confira e inspire-se em nossas ideias.
Não existe receita de bolo para lidar com uma turma agitada. Primeiro porque cada turma é única, segundo porque os motivos pelos quais a turma está agitada podem ser diversos.
As crianças voltaram da Educação Física? Aconteceu alguma coisa na escola? Pense sobre isso. Esse tipo de análise pode ajudar na hora de intervir de uma maneira mais interessante. Agora, veja as nossas dicas:
Se os alunos estão agitados depois de muito conteúdo passado no quadro, experimente fazer uma aula prática ou diferente, levando-os para uma área externa. Permita que as crianças corram, pulem e gastem energia antes de voltar à sala de aula.
Diga para os seus alunos que próximo ao final da aula você liberará alguns minutinhos para que conversem e coloquem os assuntos em dia. Dessa maneira, eles saberão que terão um momento mais propício para compartilhar informações com os colegas.
Procure sempre fortalecer os bons comportamentos. Elogie aqueles alunos que estão mais atentos ao conteúdo e que estão, realmente, desenvolvendo as atividades propostas por você. Assim, as crianças perceberão que tais comportamentos são positivos e podem ser interessantes para o dia a dia.
Crie uma pauta para o dia de aula. Por exemplo, você pode dizer que o primeiro momento será para leitura, depois para atividade escrita e assim por diante. Lembre-se de incluir atividades divertidas e que ajudem a gastar a energia, pois assim as crianças perceberão que terão um momento de descontração, e as chances de que elas aguardem por esse momento são maiores. Experimente!
Se porventura você está tentando lidar com uma turma agitada porque elas voltaram de uma aula muito intensa, como de Educação Física, considere criar um momento de relaxamento para os pequenos.
Você pode investir, por exemplo, em uma música ambiente, enquanto diminui as luzes da sala por alguns minutos. Até mesmo ensinar técnicas de meditação e relaxamento podem ser válidas, pois as crianças aprenderão um pouco mais sobre o assunto e, quem sabe, começarão a ter uma maior consciência do que sentem, pensam, etc.
É importante ter muita paciência na hora de lidar com uma turma agitada. Sabemos que nem sempre isso é fácil, mas lembre-se de que são crianças que estão aprendendo sobre os limites que devem existir na sociedade. Aos poucos, com amor e paciência, é possível transmitir conhecimentos valiosos sobre as boas condutas. Boa sorte!
Veja agora: Conflitos entre alunos: como mediar?