Lidar com uma pessoa com depressão pode parecer “difícil”, principalmente aos olhos do senso comum. Afinal, o que pode ser dito? Como se portar diante de uma crise? Como conseguir encorajar o outro?
Sabemos que os questionamentos são muitos, e isso é completamente natural. No entanto, é possível refletir sobre alguns fatores que podem aproximar você do sujeito depressivo e, dessa forma, criar um suporte adequado para ele. Veja abaixo.
Veja como lidar com uma pessoa com depressão a fim de criar um espaço de abertura para que ela fale e, pouco a pouco, resgate os prazeres da vida:
Antes de qualquer coisa, exercite a sua paciência. Não tente querer “empurrar” a pessoa para que ela siga adiante, e tampouco demonstre estar perdendo a paciência diante de um discurso dela.
Muitas pessoas demonstram incômodo ao ouvir as “reclamações” ou “desabafos” de outra pessoa, porém, este tipo de atitude poderá desencorajar o outro, fazendo com que ele retraia as suas dores e aumente a sua angústia interna.
Não tente “tapar o sol com a peneira”, apenas ignorando o problema ou acreditando que “não seja nada demais”. É preciso fazer um exercício de reconhecimento.
Isto é, você precisa demonstrar que compreende o grau de complexidade do problema da pessoa, além de reconhecer que sim, ela está depressiva e que mesmo assim você está ali com ela. Jamais diga que é frescura ou falta de vontade, porque não é!
Veja também: Como praticar o autoconhecimento de uma maneira saudável?
Quando a pessoa depressiva começar a se abrir, escute-a com atenção. Saber lidar com uma pessoa com depressão é mostrar à ela que sim, ela pode contar com você. Nem que seja para simplesmente desabafar e pôr pra fora as suas maiores dores.
A partir disso, mostre disposição em acolhê-la, para que ela perceba que jamais estará sozinha e que você, que está sempre por perto, fará o possível para vê-la bem.
Aos poucos, encoraje a pessoa a pensar no futuro. Não precisa ser um futuro extremamente distante, de longo prazo e que seja relacionado a daqui vinte anos. Pode ser um futuro próximo, de um mês, uma semana ou um semestre.
Pode ser simplesmente um programa diferente! Como ver um filme específico no fim de semana, fazer uma compra de algo que a pessoa goste, enfim. Pouco a pouco você vai implantando a ideia de pensar no futuro, auxiliando o sujeito a ter planos e enxergar novos horizontes para a vida.
Demonstre a pessoa que ela não está sozinha. Ela precisa sentir confiança em quem está em volta dela. Além disso, não espere que ela venha solicitar a sua ajuda, pois isso dificilmente acontecerá.
Uma pessoa em depressão costuma sentir culpa e, por conta disso, acredita que está incomodando todos em sua volta. Por isso, você precisa demonstrar a sua vontade de ajudar, e jamais esperar um “pedido de socorro”, ok?
Lembre-se, não será da noite para o dia que tudo irá se resolver. Exercite a sua paciência, demonstre prontidão e dê muito amor e carinho para quem está passando por esse momento difícil. O suporte de amigos e familiares faz toda a diferença.