Nem sempre é fácil lidar com a ansiedade nos concursos. Em algumas situações, podemos nos sentir sobrecarregados a ponto de não conseguir estudar ou fazer o que deve ser feito.
Nessas situações, além de contar com a ajuda de um profissional psicólogo, pequenas ações podem ser incluídas na rotina para potencializar o controle emocional. A seguir, apresentamos algumas opções.
A ansiedade nos concursos provém da ideia de que a prova poderá ser muito difícil e que o concurseiro não conseguirá passá-la. Dito de outro modo, essa ansiedade está associada ao medo do que pode vir a acontecer durante a prova: será que eu sei o bastante? Será que terei bons resultados? Como me sairei nesse momento?
Embora não possamos prever o futuro, ainda assim podemos pensar em medidas para lidar melhor com a situação. Veja:
Dar um tempo é uma excelente ideia quando percebemos que a ansiedade está muito intensa.
Isto é, se você estiver estudando e perceber que a ansiedade está atrapalhando a concentração, considere fazer uma pequena pausa para distrair a mente.
Às vezes, essas pausas podem ajudar você na hora de ter um insight sobre determinado conteúdo.
Atividades como meditação, massagem, entre outras, podem ajudar a criar uma atmosfera maior de relaxamento.
Esse relaxamento reduz os níveis de ansiedade e podem ajudá-lo a enfrentar os desafios dos estudos.
Os exercícios físicos têm o poder de elevar a sensação de prazer e bem-estar em nós. Sendo assim, incluí-los na rotina é uma forma de lidar com a ansiedade nos concursos.
Você não precisa passar horas intermináveis na academia: uma caminhada ou uma corrida podem dar conta do recado.
Não negligencie os seus momentos de descanso para ficar, o tempo todo, estudando. Valorize o momento de pausa e de lazer, pois eles ajudam a lidar com a ansiedade nos concursos.
Se você abrir mão do que faz bem a você, como poderá se sentir tranquilo?
Conversar sobre o que você vem sentindo pode ajudar a lidar com a ansiedade nos concursos. Às vezes, colocar os sentimentos em palavras é uma forma de organizá-los melhor, diminuindo a sobrecarga que eles podem provocar.
Quando a ansiedade começa a desenvolver um viés patológico, é importante buscar ajuda profissional.
Neste caso, o psicólogo poderá ajudar a lidar com a ansiedade vivida em decorrência dos estudos, buscando mecanismos para minimizá-la e potenciar a sua confiança.
As expectativas que você constrói sobre o concurso são saudáveis? Ou você tem imaginado que o concurso em questão é a única oportunidade de sua vida?
Pense sobre isso!
Às vezes, criamos expectativas exacerbadas para determinadas tarefas cotidianas, o que resulta em uma sobrecarga emocional.
Sendo assim, considere a premissa de que este pode até ser um concurso importante, mas ele não é o único do mundo e, mais tarde, outras oportunidades poderão surgir.
Cuide da sua saúde mental. Afinal, você merece essa atenção!