O Ministério da Cidadania informou que segue em processo de suspensão de algumas contas do Auxílio Brasil neste momento. O motivo dessa pausa na liberação é o fato de que algumas pessoas estariam recebendo simultaneamente o dinheiro do Seguro Defeso. De acordo com as regras oficiais, é impossível acumular os dois benefícios.
Acontece, no entanto, que algumas pessoas afirmam que tiveram uma suspensão do Auxílio Brasil mesmo sem receber nenhuma parcela do Seguro Defeso. Esses cidadãos afirmam que não entendem o porquê desta situação. Eles também querem saber o que fazer para tentar recuperar o dinheiro do projeto.
Nossa equipe entrou em contato com o Ministério da Cidadania para entender o motivo destas suspensões. A pasta explicou que a decisão de suspender ou não a conta de uma pessoa não leva em consideração apenas o recebimento do Seguro Defeso não apenas neste ano, mas também em repasses anteriores.
Além disso, a pasta também afirma que o Governo não considera apenas a situação da pessoa que recebe o Auxílio Brasil, mas de toda a família. Então se alguém que mora dentro da mesma casa receber o Seguro Defeso, então toda conta passa por uma suspensão automática do benefício da mesma forma.
Então imagine que, por exemplo, um cidadão recebeu o Seguro Defeso em anos anteriores. Agora imagine que esse cidadão faleceu logo depois. De toda forma, a família que seguiu no Cadúnico terá a suspensão do Auxílio Brasil agora. O Ministério da Cidadania afirma que essa seria uma espécie de “suspensão retroativa”.
Se o cidadão entende que ninguém na família recebeu o Seguro Defeso nem este ano e nem em anos anteriores, então é preciso entrar em contato com os órgãos competentes. Todos eles oferecem canais de atendimento.
Inicialmente, o usuário pode tentar falar com o Ministério da Cidadania para entender o que aconteceu de fato com a sua conta. Caso não consiga resolver, o cidadão pode tentar entrar em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
É justamente esta autarquia que realiza os pagamentos do Seguro Defeso. Ao entrar em contato com eles, o objetivo é descobrir se alguém da família possui algum tipo de conta ativa para o recebimento deste benefício.
O Governo Federal se prepara neste momento para seguir com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial de repasses, a próxima rodada de liberação começa no dia 18 de março.
O Ministério da Cidadania informou que no último mês de fevereiro, mais de 18 milhões de pessoas receberam esse benefício. Eles deverão divulgar os números de março no início da próxima semana.
Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o objetivo do Governo Federal é manter a fila de espera para o benefício zerada. Foi exatamente isso o que aconteceu nas entradas de janeiro e de fevereiro no programa.
De acordo com o Ministério da Cidadania, mais de 3,5 milhões de pessoas entraram no Auxílio Brasil desde o início deste ano. Destes, pouco mais de 3 milhões entraram em janeiro.