Os Leads SQL são os clientes em potencial que possuem uma real intenção de compra, sendo que estão prontos para a negociação.
Os Leads são os clientes em potencial de uma marca, sendo assim, são objetivos de muitas ações dentro do Marketing Digital.
O Leads são classificados de duas formas: MQL e SQL. Sendo assim, os Leads MQL são os Leads Qualificados pelo Marketing, conforme a tradução. De forma sucinta, são os retornos das primeiras ações de Marketing, haja vista que esses Leads já demonstram interesse pela empresa em algum aspecto.
Os Leads SQL (Sales Qualified Leads) são os Leads Qualificados para Vendas.
Certamente os Leads SQL são a evolução dos Leads MQL. Uma vez que são aqueles que estão prontos para a compra de um produto ou serviço.
Dentro de uma ação Smarketing é natural que o Lead SQL seja encaminhado para as vendas. No entanto, ainda que a empresa não faça uso dessa estratégia, o Lead SQL deve ser repassado para a equipe de vendas, dentro do contexto do seu comportamento de compra.
Sendo assim, os Leads MQL são os clientes que possuem a consciência de uma necessidade e buscam uma solução. Certamente uma forma de realizar essa busca é através do buscador do Google.
Quando esse Lead decide qual será o produto ou serviço que irá atender a sua própria necessidade, ele se torna uma SQL, ou seja, um Lead que foi convertido em vendas.
Essa conversão é um dos objetivos das ações Inbound Marketing, de modo que é a razão pela qual nasceu a estratégia Smarketing, que é a união entre as áreas de vendas e marketing.