A classificação dos leads é basicamente dividida em duas formas, sendo os Leads MQL e os Leads SQL.
Assim sendo, vamos falar sobre forma de classificação MQL (Marketing Qualified Leads). Sendo assim, os Leads MQL são Leads Qualificados pelo Marketing, conforme a tradução.
Os Leads MQL são aqueles clientes em potencial que já receberam alguma atenção do Marketing Digital, ou ainda que se atraíram por alguma ação. Sendo assim, estão prontos para a próxima etapa da jornada de compra.
Os Leads MQL estão dispostos a conhecer a empresa, uma vez que já possuem consciência das suas necessidades e estão em busca de soluções. Certamente para um Lead ser considerado MQL teve algum contato com a empresa.
Landing pages ou outras ações de Marketing de Conteúdo qualificam esse cliente, haja vista que são clientes com real potencial de compra.
Os clientes educados pelas ações de Marketing possuem mais potencial de compra, uma vez que conhecem a sua marca.
Entretanto, não há garantias de negociações, uma vez que vários fatores influenciam na decisão de compra dos clientes.
Essa divisão de Leads é importante para que a empresa analise as ações de Marketing, identificando qual ação é necessária para que possa atrair mais Leads, bem como convertê-los em vendas.
Quando um Lead MQL estiver pronto para a compra, ele se torna um Sales Qualifield Lead, ou seja, um Lead Qualificado de Vendas.