Se você tem sofrido com lábios muito ressecados, saiba que existem algumas medidas que podem ajudá-lo a minimizar esse tipo de problema.
Neste texto, apresentamos receitinhas e cuidados caseiros que podem contribuir para uma maior hidratação labial, diminuindo o aparecimento das peles ressecadas. Acompanhe e saiba mais!
O ressecamento dos lábios pode ser ocasionado por uma série de fatores, como desidratação, falta de cuidados com a pele labial, exposição ao sol sem protetor, frio intenso, clima seco, entre outros.
Por isso, além de colocar em prática algumas dicas que visam contribuir para a redução do ressecamento, fique atento se os sintomas diminuem, pois caso o problema persista, é relevante buscar ajuda profissional.
Dito isso, sigamos para as nossas dicas de hoje:
Se você tem uma escova de dentes macia, pode usá-la como uma espécie de esfoliante. Após escovar os dentes, é possível fazer movimentos circulares, levemente, sobre os lábios. Isso ajuda a remover as células mortas e melhora a circulação sanguínea na região.
Porém, é importante ter uma escova limpa para essa finalidade, além de não usar muita força na hora de esfoliar. Outro cuidado importante é a hidratação dos lábios: ela deve ser feita com produtos específicos após a esfoliação.
A babosa, também conhecida como planta Aloe Vera, pode ser usada para hidratar os lábios. Para isso, é interessante usar o gel da babosa para aplicar na pele ressecada, deixando agir e enxaguando bem em seguida.
No entanto, aqui vale um adendo: é preciso muito cuidado para não ingerir o gel de babosa, pois ele pode fazer mal à saúde. Além disso, na hora de aplicar, não é recomendado pegar sol, para não correr o risco de manchar.
Outro cuidado importante é o teste de toque: fazê-lo pode garantir que uma alergia seja detectada antes da aplicação do gel nos lábios.
Muitas pessoas sofrem com lábios muito ressecados pelo simples fato de não beberem água o suficiente ao longo do dia. Por isso, manter a hidratação em dia, nesse sentido, pode ser a melhor forma de reduzir a descamação e de aumentar a hidratação dos lábios.
Lembre-se de que cada pessoa pode ter uma necessidade específica de consumo diário de água. Por isso, saber qual a quantidade ideal para o seu caso é bem importante.
O óleo de coco também pode ajudar a hidratar e a proteger os lábios. Porém, não deve ser aplicado se você irá se expor a luz solar.
A aplicação deve ser feita à sombra, deixando agir por alguns minutos e enxaguando depois. Assim, aos poucos a pele se torna mais hidratada e menos ressecada.
Por fim, para lidar com os lábios muito ressecados é importante saber que arrancar a pele é a pior decisão, pois pode piorar o caso, abrir ferimentos e até mesmo causar algum tipo de infecção.
Deixar que a pele caia sozinha, sem puxá-la, é mais saudável e menos arriscado. Pense nisso!