ITA abre período de inscrição para do Vestibular 2024; veja prazos

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre nesta quinta-feira, dia 1º de junho, o período de inscrição referente ao Vestibular 2024. Desse modo, os interessados em participar da seleção já podem realizar o cadastro. 

Conforme indicado no edital, esse processo seletivo visa o ingresso de novos alunos (Reserva e Ativa) no primeiro semestre letivo de 2024. De acordo com o cronograma, as inscrições para o Vestibular ITA 2024 serão recebidas até o dia 15 de julho de 2023.

Como se inscrever?

Como acontece tradicionalmente, as inscrições serão recebidas de forma virtual. Portanto, para se inscrever, os interessados deverão acessar o site do ITA e realizar o preenchimento do  formulário eletrônico de inscrição. 

Além dos dados pessoais, no momento da inscrição, o candidato deverá informar os seus dados escolares, a opção de curso e se deseja participar da seleção para as vagas da Ativa ou da Reserva. Poderão participar os estudantes que tenham o Ensino Médio completo ou que concluam o 3º ano em 2023. 

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo indicado no edital. 

Lista de isentos está disponível

O ITA já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024. O resultado foi publicado ontem (31), de modo que a lista de isentos já pode ser acessada através do site do ITA.

Conforme indicado no edital de isenção, puderam solicitar o benefício estudantes que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais o Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional. Além disso, doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde também tiveram direito ao benefício. 

Os candidatos isentos não serão automaticamente inscritos no Vestibular ITA 2024. Nesse sentido, todos os interessados (isentos ou não) deverão se inscrever a partir desta quinta-feira (1º). Os estudantes cujos pedidos de isenção não foram aceitos deverão realizar o pagamento da taxa.

Vestibular ITA 2024

Tradicionalmente, o ITA realiza o seu Concurso Vestibular em três fases, sendo as duas primeiras Exames de Escolaridade, enquanto a terceira fase conta com Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 1ª fase está prevista para o dia 8 de outubro de 2023, no período das 13h às 18h. A avaliação da 1ª fase contará com questões objetivas de múltipla escolha de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, 

Já a aplicação das provas da 2ª fase, exclusiva para os aprovados na etapa anterior, está marcada para os dias 7 e 8 de novembro de 2023, das 13h às 17h. A prova da 2ª fase conta com questões dissertativas de Matemática, Química e Física. Além disso, nessa fase, o ITA aplica também uma prova de Redação em Língua Portuguesa.

O Instituto realizará a aplicação das provas em todo o país, em cidades das cinco regiões brasileiras. Desse modo, haverá locais de prova em Belém, Manaus, Natal, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, e São José do Rio Preto.

Lista de obras literárias

Para as questões de Língua Portuguesa, o ITA recomenda a leitura das seguintes obras literárias:

  • “A falecida”, de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

  • “A falecida”, com direção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues. Brasil, 1965, 90min.

  • “Nós matamos o cão tinhoso!”, de Luís Bernardo Honwana. São Paulo: Editora Kapulana, 2017.

  • “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Acesse o programa de provas na íntegra para mais informações.

Leia também UFRPE divulga classificação do Processo Seletivo 2023 para cursos de graduação EaD; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.