Encceja 2023: Inep encerra prazo para justificativa de ausência no Encceja 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta sexta-feira, dia 14 de abril, às 23h59, o período para envio das justificativas de ausência referentes à edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. 

Segundo o edital do exame, os estudantes que se inscreveram no Encceja 2022, mas faltaram no dia de provas, devem justificar a ausência caso queiram realizar as provas do Encceja 2023 de forma gratuita. 

O edital do Encceja 2023 indica ainda que a justificativa de ausência deve ser feita on-line, exclusivamente por meio do sistema do Encceja. Para justificar a ausência, o estudante deverá enviar os documentos comprobatórios (datados e assinados), de acordo com as exigências estabelecidas pelo Inep por meio do edital.

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado preliminar da análise da documentação enviada está prevista para o dia 24 de abril. Os interessados poderão interpor recursos entre os dias 24 e 28 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, o Inep deve liberar o resultado final das justificativas de ausência no dia 2 de maio.

O participante que não justificar ou tiver a justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$40 para participar do Encceja 2023. Nesse caso, o pagamento deverá ser feito por meio de boleto, a ser baixado no site do exame.

Encceja 2023

Encceja é uma prova do Ministério da Educação, organizada e aplicada pelo Inep, para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio. Nesse sentido, a participação no exame é voluntária e gratuita. 

O período de inscrição para o Encceja 2023 será do dia 22 de maio ao dia 2 de junho de 2023. Os pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado devem ser feitos nesse mesmo período, no momento da inscrição. Os interessados poderão realizar as inscrições de forma virtual, por meio do site do Encceja.

Para participar do exame, o cidadão precisa ter a idade mínima exigida pelo MEC para cada nível de certificação. Para buscar uma certificação de Ensino Fundamental, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos completos. Já para o Ensino Médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data de aplicação das provas.

Provas do Encceja 2023

A aplicação das provas do Encceja 2023 está marcada para o dia 27 de agosto de 2023 e acontecerá em dois turnos. A composição das avaliações varia de acordo com o nível de certificação buscado pelo estudante: Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Ao todo, serão 120 questões objetivas e uma prova de redação. 

Ensino Fundamental 

  • Matutino: Provas de Ciências Naturais e Matemática, com 60 questões, sendo 30 de cada área – duração de 4 horas;
  • Vespertino: Provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área, e Redação – duração de 5 horas.

Ensino Médio

  • Matutino: Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, com 60 questões, sendo 30 de cada área – duração de 4 horas;
  • Vespertino: Provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área, e Redação – duração de 5 horas.

Tradicionalmente, a aplicação das provas do Encceja acontece em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal (DF). O Inep ainda não informou a data de publicação do resultado final do exame. Conforme o edital, para ter direito à certificação, o participante deverá obter 5 pontos na redação, que vale 10, e pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva.

Acesse o site do Encceja para mais detalhes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Ufopa prorroga o período de inscrição do PSR 2023 via notas do Enem até o dia 25 de abril; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.