Programa de Jovem Aprendiz do Banco do Brasil: Saiba como participar!

De acordo com o banco, a contratação de aprendizes se dá na modalidade indireta

O Banco do Brasil vai contratar aprendizes para auxiliarem em várias agências espalhadas pelo Brasil. Quem já conhece o programa sabe como essa oportunidade é muito válida e como ela está bastante concorrida. Mais uma empresa pública que está abrindo oportunidades para aprendizes poderem adquirir conhecimento profissional.

O objetivo do BB é a contratação de adolescentes da rede de escolas públicas e pertencentes às famílias de baixa renda, por meio da sua formação para a cidadania e do seu desenvolvimento pessoal, profissional e social para o mundo do trabalho. Cerca de cinco mil adolescentes participam do Aprendiz Banco do Brasil em todo o País. Trata-se do mais recente programa de aprendizagem do BB, resultado de quase quatro décadas de experiência no encaminhamento de adolescentes ao mercado de trabalho. A primeira iniciativa do gênero na Empresa ocorreu em 1971.

A abrangência é uma característica básica do Aprendiz Banco do Brasil, seja pelo conjunto de ações que promove em prol do desenvolvimento de seus participantes, seja pela sua capilaridade, já que o programa está presente de norte a sul do País, nos grandes centros e também no interior.

O Programa está em consonância com: a Estratégia Corporativa BB, constando da Agenda 21 como prática administrativa com responsabilidade socioambiental; as diretrizes sociais, traçadas pela política governamental e contidas em normas vigentes, para a proteção e atendimento ao adolescente de baixa renda.

O Programa de Jovem Aprendiz BB 2019

O Programa Aprendiz Banco do Brasil contempla carga horária total de 1.840 h, sendo 460 h (25%) destinadas a aprendizagem teórica (capacitação) e 1.380 h (75%) para a aprendizagem prática (atividades em serviço).

Como ocorrem as contratações?

De acordo com o banco, a  contratação de aprendizes se dá na modalidade indireta, por meio de Entidades Sem Fins Lucrativos – ESFL, conforme inciso III, do art. 8º do Decreto 5.598/05, capacitadas a fornecer a aprendizagem na forma dos artigos 428 a 441 da CLT, atendendo as seguintes condições:

  • Ter programa e curso de aprendizagem, elaborados em conformidade com as Portarias do Ministério do Trabalho e Emprego 615, de 13/12/2007, e 1.003, de 04/12/2008, validados no Cadastro Nacional da Aprendizagem; depositados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA ou no Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente – CDCA do município em que será executada a aprendizagem e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
  • Dispor de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEAS emitido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS; e
  • Comprovar situação regular junto ao INSS, FGTS, Dívida Ativa da União e órgãos fazendários federais.

Requisitos para participar do Programa de Jovem Aprendiz BB 2019

Serão contratados adolescentes, pelo prazo de dois anos, sem renovação, para uma jornada diária de quatro horas, sendo quatro dias no Banco e um dia na Entidade Sem Fins Lucrativos, com base nos seguintes critérios:

  • Faixa etária para contratação: 15 anos a 15 anos a 10 meses;
  • Renda familiar de até meio salário mínimo regional per capita, preferencialmente de família beneficiada por programas sociais do governo federal destinados a população de baixa renda;
  • Recrutados na rede de escolas públicas, com bom aproveitamento e freqüência regular na escola; e
  • Cursando, no mínimo, o oitavo ano do ensino fundamental. Selecionados por provas de conhecimento em português e matemática.

 

O programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil é uma oportunidade muito bem vinda para todos os interessados. Ela oferece conhecimento profissional e remuneração mensal. O bom é que para preencher as vagas os candidatos não precisam ter experiência profissional. Esse fator não é cobrado para o preenchimento de vagas de aprendiz.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é conhecido como um dos maiores bancos do Brasil. Esse órgão faz parte da administração indireta, ele é uma sociedade de economia mista que trabalha tanto com capital público como também com o privado.

Atualmente você encontra agências desse banco e espalhadas por inúmeras cidades em todo o Brasil e são inúmeros colaboradores efetivados. Para trabalhar como efetivo no BB é necessário ser aprovado em concurso público de provas e/ou provas e títulos.

Quase todos os anos tem concurso público para o Banco do Brasil. Infelizmente quem ingressa como aprendiz não tem oportunidade de trabalhar como efetivo neste banco, mesmo assim não deixa de ser uma oportunidade muito bem vinda.
O programa Jovem Aprendiz do Banco do Brasil aplica-se a todas as agências, a necessidade de contratação varia de acordo com cada unidade, assim como o respectivo número de vagas disponíveis.

Comentários estão fechados.