Logo após introduzir o ensino de multiplicação às crianças, é hora de começar a olhar para a função inversa: a divisão.
Aquelas que já estão mais confiantes na tabuada podem encaram a divisão como algo mais simples. Mas ainda assim precisará praticar.
Para deixar esse treino mais lúdico, professores e pais podem apostar em jogos de cartas diversos. Assim como podem dar uma ajudinha com a multiplicação funcionam bem para que eles fiquem craques na divisão.
Seu filho estará praticando divisão igual, divisão com restos e comparação de números.
Você precisará de um baralho de cartas com ou sem as figuras removidas.
Trata-se de uma variação do jogo de cartas War, embora, para o propósito desta atividade de aprendizagem, você se desvie um pouco das regras originais do jogo.
Por exemplo, em vez de pedir à criança para lembrar o valor numérico das figuras, é mais fácil colocar um pequeno pedaço de fita removível (fita adesiva ou fita adesiva funcionam bem) no canto superior do cartão com o valor do número escrito isto.
Insira as cartas com figuras de volta no baralho, embaralhe e distribua as cartas uniformemente e com a face para baixo entre os jogadores.
Em um “Pronto, ajuste, vá!” contar, cada jogador vira duas cartas.
Ambos os jogadores podem usar qualquer uma das quatro cartas visíveis para tentar encontrar uma família de fatos com a qual possam então colocá-la em ordem sequencial para criar um problema de divisão. Por exemplo, se o Jogador Um revelou um 5 e um 3, e o Jogador Dois revelou um Rei (12) e um 4, qualquer um dos jogadores poderia pegar o 4, 3 e o
Rei para criar as sentenças de divisão: Rei ÷ 4 = 3 ou Rei ÷ 3 = 4.
O vencedor da mão é o primeiro jogador capaz de reconhecer e definir um problema de divisão. Claro, o outro jogador pode verificar a matemática primeiro!
Cada jogador deve pegar de volta suas cartas não jogadas e começar uma pilha “não usada”.
À medida que o jogo continua, cada jogador vira duas novas cartas e as cartas de sua pilha não utilizada. Isso fornece mais oportunidades para os jogadores criarem problemas de divisão. Se ambos os jogadores puderem criar um problema usando cartas diferentes, ambos ganham a mão.
O jogo termina quando não houver mais cartas restantes ou os jogadores não puderem criar mais problemas de divisão.