Após uma pausa no calendário devido ao feriado de Ano Novo, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) retorna nesta semana com os pagamentos referente ao mês de dezembro.
A parcela está liberada para os beneficiários que ganham o valor de um salário mínimo e também que recebem mais que o piso nacional. O calendário foi iniciado no dia 23 de dezembro e seguirá até o dia 06 de janeiro.
O valor mínimo de R$1.320 começará a ser pago a partir do próximo lote de pagamentos do INSS.
No que se refere ao pagamento do atual cronograma, cerca de 37 milhões de pessoas serão contempladas. Para identificar a data em que receberá os valores, é necessário identificar o dígito final do número de inscrição do benefício. Basta desconsiderar o algarismo verificador (aquele que se encontra após o traço). Veja um exemplo:
Entendido isto, abaixo, confira as datas de pagamento do INSS referentes ao mês de dezembro.
Para quem recebe um salário mínimo:
Para quem recebe acima do salário mínimo:
Em breve, o INSS terá que reajustar o valor de seus benefícios devido ao salário mínimo de 2023. A Previdência Social usa o piso nacional como base para estabelecer o mínimo a ser pago em aposentadorias e pensões. Já o teto da autarquia, deve ser definido pela inflação acumulada neste ano, por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Lembrando que o INSS já publicou o calendário de pagamentos do próximo ano, e ele deve ter início em 25 de janeiro (para quem recebe o valor de um salário mínimo).
Para as pessoas que recebem mais do que um salário mínimo, essa elevação também deverá acontecer, mas apenas a partir do dia 1 de fevereiro.
Como dito, o aumento do valor do salário mínimo indica necessariamente que os patamares de pagamentos do INSS também devem mudar.
O segurado poderá consultar informações sobre o salário extra das seguintes formas:
Site Meu INSS
Aplicativo Meu INSS
Central de Atendimento 135
Também há opção de consultar as informações pela central de atendimento do INSS, no número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas – sem cobrança de taxas).