Banco do Brasil ANUNCIA novo CARTÃO para pessoas com deficiência

O objetivo é fomentar a inclusão financeira e a independência dessa parcela da população.

A inclusão social tem se tornado um tema cada vez mais relevante em diversas esferas da sociedade, e o setor bancário não está excluído dessa evolução. O Banco do Brasil, reconhecendo a importância de promover a inclusão, lançou uma iniciativa pioneira: o cartão bancário em Braille.

Esta inovação representa um marco significativo não só para o banco, mas para toda a comunidade de pessoas com deficiência visual, oferecendo-lhes uma ferramenta essencial para sua autonomia financeira.

Introdução ao Cartão Bancário em Braille do Banco do Brasil

O Banco do Brasil sempre se destacou por suas iniciativas inovadoras e, mais uma vez, lidera ao introduzir o cartão bancário em Braille. Este projeto não é apenas uma novidade no Brasil, mas também serve como um exemplo global de como as instituições financeiras podem e devem adaptar seus serviços para atender às necessidades de todos os clientes, independentemente de suas limitações físicas.

O cartão em Braille é uma resposta concreta às demandas por maior acessibilidade e inclusão no setor bancário, refletindo o compromisso do banco com a igualdade de oportunidades. A criação deste cartão envolveu uma série de adaptações técnicas, garantindo que as informações essenciais, como o nome do titular e os números da conta, fossem facilmente acessíveis através do toque.

Além disso, o Banco do Brasil empenhou-se em manter o design do cartão reconhecível e familiar, assegurando que a experiência do usuário permanecesse intuitiva e confortável para os clientes com deficiência visual.

O Objetivo do Cartão em Braille

O objetivo principal deste novo cartão é promover a inclusão bancária de pessoas com deficiência visual e estimular a sua autonomia, tornando os serviços bancários mais acessíveis e seguros.

O lançamento do cartão em Braille estabelece um novo padrão de inclusão no setor financeiro, permitindo que o Banco do Brasil se destaque como um banco verdadeiramente para todos“, disse a presidente da instituição, Tarciana Medeiros.

Reação da Comunidade de Deficientes Visuais

Beto Pereira, presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil, destacou a importância do Sistema Braille e elogiou a iniciativa do banco de gerar inclusão e acessibilidade para pessoas cegas.

Como Solicitar o Cartão em Braille

Os clientes do Banco do Brasil que se autodeclaram como cegos ou pessoas com deficiência visual poderão solicitar uma nova via do cartão, seja através do aplicativo BB ou em uma agência bancária.

Ao fazer o pedido, receberão no endereço cadastrado um kit contendo um cartão totalmente impresso em Braille, com informações como número, data de validade, bandeira e código de segurança.

Custo do Cartão

A emissão será gratuita para novas contratações de cartão ou renovações de cartões vencidos. No entanto, em caso de solicitação de segunda via, o custo será o mesmo de um cartão comum (R$ 10,80), conforme a tabela de tarifas do banco.

Material Acompanhante

O cartão em Braille será acompanhado de material explicativo impresso em alto relevo e também com caracteres ampliados, para facilitar a leitura dos clientes com baixa visão. O material também incluirá instruções sobre como desbloquear o cartão.

Sobre o Sistema Braille

O Sistema Braille foi inventado pelo pedagogo francês Louis Braille em 1825. Ele consiste em códigos formados por sinais em relevo que possibilitam a leitura e escrita por pessoas com deficiência visual, parcial ou total.

A Importância do Braille para a Inclusão

O Sistema Braille permite a alfabetização de crianças cegas e a promoção da inclusão. Ele se soma às novas tecnologias e recursos na área de educação para a inclusão de pessoas com deficiência visual.

O Dia Nacional do Sistema Braille

O lançamento do cartão ocorreu na data em que se comemora o Dia Nacional do Sistema Braille. A comemoração tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ações para a inclusão das pessoas com deficiência visual.

Ademais, a iniciativa do Banco do Brasil de lançar o primeiro cartão bancário totalmente impresso em Braille é um grande passo em direção à inclusão financeira de pessoas com deficiência visual. Ele não apenas facilitará o acesso a serviços bancários, mas também promoverá a autonomia dessas pessoas, reforçando a importância do Sistema Braille.

Espera-se que outras instituições financeiras sigam o exemplo e implementem medidas semelhantes para tornar seus serviços mais acessíveis para todos os cidadãos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.