Economia

IR 2023: Receita surpreende com nova mudança no pagamento da restituição

Mais de 5 milhões de contribuintes de todas as regiões do país deverão receber na próxima segunda-feira (31) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. Este ponto não chega a ser uma novidade, já que a Receita Federal já tinha divulgado a data recentemente. O que muda agora é o tamanho da correção para os trabalhadores.

De acordo com informações do Fisco, o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda deverá ser pago com uma correção de 2,07% no valor que vai ser depositado na próxima segunda-feira (31). A Receita Federal já confirmou que vai repassar R$ 7,5 bilhões para este fim.

O Fisco divulgou que a correção do valor será de 2,07%, tomando como base a taxa Selic, que atualmente está na casa dos 13,75% ao ano. Para se ter uma ideia do impacto, no pagamento do segundo lote, que foi feito no último dia 30 de junho, a correção da restituição foi de 1%. Na ocasião, cerca de 5,1 milhões de contribuintes receberam o saldo nestas condições.

O que significa a correção da restituição

Mas afinal de contas, o que significa a correção do Imposto de Renda, e qual é o impacto do aumento dessa correção do dinheiro do contribuinte? De uma maneira geral, é possível comparar a situação com um investimento. O cidadão entrega um dinheiro e recebe depois com a devida correção.

É a mesma lógica da restituição do Imposto de Renda. De uma maneira simplificada, o contribuinte deixa o dinheiro com a Receita Federal, e quando o Fisco entrega o montante de volta, repassa o saldo com as devidas correções para evitar que o montante tenha perdido o poder de compra.

Para calcular o valor da sua correção, basta realizar esta equação: Valor corrigido = Valor original x (1 + (taxa Selic/100))^n;

  • Valor original é o montante a ser restituído;
  • Taxa Selic é a taxa básica de juros (13,75% neste ano. Mas na equação se utiliza a taxa em formato decimal, ou seja, 0,1375);
  • “n” é o número de meses que a correção será aplicada.

Mas existe uma maneira mais fácil de realizar a verificação. Basta que o cidadão consulte as informações sobre a sua conta.

BC deve se reunir na próxima semana para definir futuro da Selic. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Consulta liberada

Vale lembrar que os pagamentos do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda só devem ser liberados na próxima semana, mas a consulta aos dados já está disponível. Qualquer cidadão pode verificar se está entre os contribuintes selecionados para receber o saldo a partir da próxima semana.

Para realizar a consulta, aliás, não é necessário sair de casa. É possível verificar os dados da sua conta através do site oficial da Receita Federal criado com este objetivo. Para consultas com dados mais detalhados, a dica é buscar o portal e-CAC, que está disponível dentro do aplicativo da declaração do Imposto de Renda.

Poderão receber a restituição do Imposto de Renda no terceiro lote, as pessoas dos seguintes grupos:

  • 16.536 idosos com 80 anos ou mais;
  • 95.047 idosos com 60 anos ou mais;
  • 9.740 pessoas com deficiência ou doença grave;
  • 30.700 contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda;
  • 3.879.049 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida ou pediram reembolso por Pix;
  • 1.600.964 pessoas não prioritárias.

Este será o primeiro pagamento do ano em que a Receita Federal libera a restituição também para as pessoas que não estão dentro de nenhum grupo prioritário.

Novos lotes

Não foi selecionado para receber a restituição do Imposto de Renda no terceiro lote? Não há problemas. Conforme informações do Fisco, novos pagamentos serão realizados no decorrer deste ano de 2023. Veja no calendário abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com um contador de sua confiança.