Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

IPVA vai ter ESTES carros isentos do imposto em 2020

Mas você sabe quem, de fato, é obrigado a pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) é um tributo pago todos os anos por proprietários de veículos. Mas você sabe quem, de fato, tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

Os veículos com mais de 10 anos de fabricação têm isenção do IPVA nos seguintes estados: Roraima e Rio Grande do Norte.

Há, ainda, estados que preveem isenção por um tempo maior:

  • 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
  • 18 anos: Mato Grosso,
  • 20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.

A conta, vale destacar, é simples. O proprietário deve consultar o documento oficial do seu carro para verificar o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado citado acima.

No CRV ou CRLV, consta o “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Para cálculo do IPVA, é levado em conta o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.

Lojistas, pessoas físicas e a tabela FIPE consideram o “ano de fabricação” para estabelecer uma referência de valor de mercado.

Veja também: FGTS, PIS/PASEP, auxílio de R$600 e BEm tem benefícios de até R$ 1.813,13

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

176 Comentários
  1. João de Souza Diz

    Muito interessante o artigo.

    Me entretive com a leitura e deixou bastante claro algumas coisas para mim!

  2. Rosiclea Diz

    Moro em Aracruz ES.llugar e deficil ate pra vc ganhar no capixaba cap.toda vez epoca de politica ,eles comeca com as promessas.aqui nos pagamos ate o carro ir para o ferro velho.o IPVA te que cair muito,e um absurdo o dinheiro que pagamos.na epoca de politica e so mentiras.

  3. Antonio Diz

    Aqui no Tocantins a gente paga IPVA de carro até virá sucata o governo aproveita o suor do cuidado até onde não pode mais só para quando o carro vai pro lixão.
    Até 30 anos pagando IPVA

  4. Fernandes Diz

    Parasita e comunista descerebrado como vc não tem o direito de viver nesta sociedade tem que procurar um lugar bem distante deste mundo real eu sugiro o interior da mata Amazônica vc já está sobrando neste mundo escarro humano desinformado.Vai procurar o seu mundo pois neste vc é rejeitado pelas pessoas que te conhecem inútil se o seu líder de nove dedos estivesse no lugar do Bolsonaro vc estaria na vista a não ser que estivesse fazendo parte da equipe dos ladrões,mas não vc é muito burro

  5. Jairo Mendes de Oliveira Diz

    Teu rabo, hj temos um governo de verdade, honesto, o problema é que a oposição, a mídia esquerdopata, o stf corrupto, o congresso nacional e senado mancomunados com a corrupção, não deixam o presidente governar, abre os olhos, seu cego burro!

    1. Adão felix do Nascimento Junior Diz

      #BOLSONARO 2022

      1. Gomes Diz

        RAPAZ OU VC E SEGO OU SE FAZ OU ENTÃO PERDEU ALGUMA MAMADA DO PASSADO OU VC E CORRUPTO , OU FAZ PARTE DO MOVIMENTO DAS PESSOAS QUE TÊM PROBLEMA MENTAL

  6. ROBSON AUGUSTO VIEIRA Diz

    Realmente uma vergonha! Morei na Europa durante 8 anos,quando você compra um carro zero você está isento de imposto durante 3anos,e os anos seguintes você faz uma inspeção para verificar se o veículo está em condições de transitar,que é uma taxa irrisória,se tudo ok você recebe o selo verde,se não o vermelho, aí você tem até 60 dias para verificar e não paga mais outra taxa, infelizmente aqui no Brasil é uma máfia !!!! Ok

  7. Roberto Diz

    Ouvi um senhor dizer, que todo ladrao e doente mental.

    1. Amigo Brasil Diz

      Mas, quem disse que ele está a fim de trabalhar?
      Não temos GOVERNO!
      Temos um Desgoverno formado por uma quadrilha de pai e filhos e um bando de exploradores do povo legitimamente brasileiro.

      1. Isaura Moraes Cecilio Diz

        E verdade não estão deixando nosso presidente Jair messias Bolsonaro governar, mas aos corruptos do Brasil sua hora vai chegar

      2. Fernandes Diz

        Parasita e comunista descerebrado como vc não tem o direito de viver nesta sociedade tem que procurar um lugar bem distante deste mundo real eu sugiro o interior da mata Amazônica vc já está sobrando neste mundo escarro humano desinformado.Vai procurar o seu mundo pois neste vc é rejeitado pelas pessoas que te conhecem inútil

  8. Francisco de Assis Diz

    Verdade! Não deixam nosso Presidente trabalhar para melhorar a vida do povo

  9. Val Diz

    Meu querido , se Jesus voltasse por estes tempos as escrituras não se cumpririam ! E o mau ganharia a batalha rsrs…

    1. Diones Cirqueira Diz

      No TOCANTINS não há mais isenção de IPVA aos veículos com tempo de uso. Ou seja, pode ser de 30 anos de fabricação que paga o tributo.

  10. Jardiel Diz

    E Pernambuco continua cobrando
    Eu tenho um palio 99ja tem 21 anos e ainda pago as BR federais pernambucanas cheias de buraco e lombadas eletrônicas pra multar todo mundo , a se deixassem meu presidente trabalhar para acabar com essas farras

    1. ONARDO APARECIDO BERTOLANI Diz

      Só não entendo porquê fazer reunião do CONFAZ se cada estado trata os impostos que lhes competem a sua maneira?

  11. Hebert Diz

    Bom seria se o PT não existisse, já seria um progresso.

  12. Natasha Diz

    Se coloca no lugar dele!!!
    Tudo que ele fala os governantes não obedece, as leis que ele tenta mudar, eles se opõe, ele luta sozinho pelo nosso país não acho que ele é sem vergonha e sim um homem com muito amor no coração, lutando por um país onde o povo não ajuda, só abrem a boca quando se sente injustiçado, enquanto o problema é do próximo não tão nem aí

  13. Carlos Diz

    É Thiago, vamos orar mesmo que Jesus volte logo, antes que a China compre o resto dos governantes COMUNISTAS e corruptos do Brasil, ou melhor, do mundo.

    1. André José Julião Diz

      Alguma política tem que ser revisto

  14. Day Diz

    Vergonha de ser brasileiro você paga para usar uma coisa que é sua que você pagou praticamente no valor de 2 carros ou mais e ainda tem que continuar pagando IPVA isso é um absurdo.

  15. PC Farias.... Diz

    Aqui vc compra um veículo pelo valor de dois, e paga mais dois para o governo no período de 20 anos. IPVA e IPTU não deveria existir… Governantes vagabundos e ladrões…

    1. António Diz

      Stf faz o padrão!

      1. Wagner Diz

        É uma vergonha St de são paulo tem qui esperar 20 anos de uso pra por o carro em dia .

    2. Camargo Diz

      Este país é um roubo que tudo que vc tem não é dono e sim é do governo, pq tem de pagar imposto. Bolsonaro tinha que acabar com está droga de IPVA, as rodovias nós já pagamos pedágios, pq estar pagando IPVA? Isto este sem vergonha não muda.

      1. Verdade Solene Diz

        Como se ele é ladrão também; mafioso e amigo de milicianos? É farinha do mesmo saco.

        1. Rogério Diz

          Santa Catarina é o estado mais ladrão que existe. Quem vai andar com um carro abaixo de 1985. Só pra dizer que dao isenção.

        2. Valderi Diz

          É claro. Honesto mesmo era o Lula.

      2. Everton Diz

        É um comunismo disfarçado de democracia

      3. Elias Diz

        Concordo plenamente, mais a única forma de mudar e não indo votar, que é a única forma de protesto que vai surtir efeito, o ser humano e muito corrupto quer tirar proveito de tudo infelizmente, por isso que o Brasil e brasileiro não muda e não vai para frente

    3. Josete Diz

      A verdade é uma só tudo que possuímos não pertence a nós,casa carro etc,vivemos de aluguel temos que comprar e ainda pagar a vida toda o bem que não pertence a nós ,se deixamos de pagar algum documento eles tomam o carro de vc, que se matou de trabalhar para um conforto de sua família,este e o país que vivemos o governo que decidi a sua vida , nós somos marionetes do governo

      1. Carlos Cid Diz

        FATO. Vamos com calma, então tudo que aconteceu no Brasil ( Brumadinho, guerras urbanas, incêndio na Amazônia, gafanhotos, formigas voadoras, COVID-19 é realmente culpa do atual Presidente da República? A única pessoa no mundo vigiado 24 horas por dia em todos os dias dá semana. Dá só um tempinho e faz uso do retrovisor tbm.Carlos.R.J

  16. Thiago Diz

    Resposta plausível, o dia deles estão contados, o mundo inteiro está no poder do maligno, logo o maligno e seus governantes serão reduzidos a meros trapos, agora Jesus sim vai reinar e acabar com todo este sistema de corrupção!

    1. Luzia Diz

      Amem gloria a DEUS o unico digno de honra e glorias…

      1. rogerio almeida da silva Diz

        Isso mesmo só em um país governado por ladrões existe isso veja como é nos Estados Unidos

    2. rsfijfirjk Diz

      Concordo plenamente! Jesus para presidente 2022 !!!

    3. Lilico Diz

      Já acho que só se devia pagar o IPVA só no ato da compra no zero, mas como esses inescrupulosos querem dinheiro, que se cobrem estão até os 5 anos de sua fabricação, com um desconto de 20% ao ano até zerar nos 100%.

  17. Roniere Diz

    Essa desgraça de país e o único lugar no mundo que cobra impostos anualmente sobre um bem de consumo usado, e o caso do IPVA como isso é possível? Isso é uma vergonha! Governadores e prefeitos bandidos vagabundos !

  18. Ulysses Costa Diz

    Na minha opinião, o IPVA não deveria ser cobrado este ano por conta da pandemia. Muitos como eu, compraram carros zero km para trabalhar e até agora não conseguimos ao menos nós sustentar. Seria ótimo que os governantes apreciacem esse comentário.

  19. beto Diz

    pelo amor de Deus… isso que é gostarde views… eu achando que o site tava dando uma informação sobre alguma alteração no “sistema de cobrança” do IPVA , e na verdade é só mais um titulo “sensacionalista” … fala sério hein!

    1. Marcos Diz

      Eu tenho uma caravan 1974 no meu nome e o pior e que a divida do ipva foi pra divida ativa eu não tenho nem ideia se este carro ainda roda meu estado Mato Grosso ai vem falar que carro com mais de vinte anos nao paga ipva uma ova so conversa fiada

      1. Rosemeire Diz

        Sou de São Paulo, tinha um tempra 85 e não pagava não, eu era isenta, só licenciava para poder rodar. A dívida ativa é quando você deixou de pagar dentro dos vinte anos no seu caso 74 até 94, e a dívida multica por causa de juros e é chamado dívida ativa não caduca.

      2. Luzia Diz

        Amem gloria a DEUS o unico digno de honra e glorias…

    2. Genivaldo Diz

      Verdade, apelo a view.

    3. João Giffu Filho Diz

      Os amigos não viram o IPVA de São Paulo!
      Aqui o chicote estala no nosso lombo, e ainda de brinde ganhamos uma praça de pedágio a cada 30 Kilometros rodados nas Rodovias.
      É de matar o coitado do motorista.

      1. Ricardo Diz

        Pedagios: Responsabilidade do PSDB !
        Alkmine Doria.
        Vamos tirar este cancer do poder.

      2. António Diz

        Dória no poder, sabe?

        1. André José Julião Diz

          É uma falta de respeito com a população.

    4. Pereira Diz

      Melhor resposta dada para essa porcaria de “matéria”

  20. Danilo Diz

    Poisé amigo aqui em Minas além de não ter isenção, ainda temos que pagar absurdos em pedágio e nem sempre a BR está lá grandes coisas, hj pra eu ir em bh fica mais de 25 reais em pedágio, absurdo, vc batalha pra comprar o carrinho mas tem que continuar pagando pra usufruir dele, ou seja, praticamente o carro não nos pertence, pq se não pagar o governo ficamos sem o carro.

    1. Marcos Diz

      Costumo fala que o carro não é nosso,se não pagar o governo recolhe ele,ou seja, temos o direito pega emprestado, não arcando com os impostos o governo simplesmente o toma de vc.

    2. Ulisses Duarte Diz

      Como pedir a isenção do pagamento?

      1. António Diz

        Se existir portador de nescessidade especial na família

  21. luciano americo Diz

    Achei que éramos um pais, mas cobram de uns Estados IPVA 20 anos e de outros 10, porque isso ocorre se somos todos um só.

    1. Poli Diz

      Porque ,temos que pagar impostos ,para encher os cofres para ter dinheiro para pagar o salário absurdo deles e o robô dos políticos ,enquanto o salário do povo è o salário mínimo,eu não boto mais em ladrão , não se salva ninguém

    2. Poli Diz

      Porque ,temos que pagar impostos ,para encher os cofres para ter dinheiro para pagar o salário absurdo deles e o robô dos políticos ,enquanto o salário do povo è o salário mínimo,eu não boto mais em ladrão , não se salva ninguém

    3. Michael Diz

      Por conta que os estados são livres para tratar sobre determinados impostos.

    4. Paulo R. Prospero Diz

      Porque o imposto é estadual, cada estado define suas regras.

      1. Arlete Diz

        Cada um passa a mão do seu jeito cuidado com o governador que votamos no nosso estado

    5. Sidney Diz

      Esse Brasil é uma bosta amigo
      Só pagamos e não vemos resultados
      Infelizmente temos que aceitar essa bosta

  22. Ricardo Diz

    Temos que pagar IPVA caríssimo e quando precisamos viajar pagamos pedágio um roubo

    1. Maria Diz

      Quando JESUS voltar ele vai fazer justiça.
      Podem roubar,mas meu JESUS breve virá e eu não vou ficar aqui neste mundo de inlusao.
      Deus vai cobrar tudo o que esses políticos ladrões rouba dos pobres.
      Minha morada não é aqui mesmo,podem roubar a vontade depois a cobrança vêm.

      1. Ewe Diz

        Exatamente! Achei o mesmo… Que era uma notícia nova, porém é o que todos já sabem. Pior que poucas pessoas perceberam isso.
        VERGONHA. Perdi meu tempo pra ler uma notícia velha com um título lixo, mal elaborado. É de doer as vistas!

  23. Ricardo Diz

    As pessoas desse país são desunida se todos deixa de andar nós veículos automotores quero ver oque eles ia fazer, era só fazer isso e exigir a estimação desse imposto que beneficia esses bandidos políticos

    1. Andre Diz

      Como que as pessoas vão parar de dirigir ? Se tem gente que trabalha dirigindo . Leva os alimentos até o mercado pra vc comer me diz como que para ? Pela mor de Deus hein parceiro
      Problema é esse governo que cobra IPVA de carro antigo isso deveria nem existir já se paga emposto até no chiclete que masca

  24. Paulo Diz

    Eu penso assim a gente compra um carro ja paga caro pra caramba ainda mais pra quem parcela e nao tem condiçoes de comprar um carro a vista um carro parcelado sai quase duas veses o valor do carro um absurdo seria mais facil eles jogarem uma taxa ja quando a pessoa compra um carro e nao ter q pagar mais ipva isso pra mim é um absurdo so pra ganharem dinhero como sempre foi o brasil ambiciosos por dinhero

    1. Josef Diz

      O Brasil tem essa vergonha da pessoa ter que pagar caro em um carro e ainda ter que estar pagando um imposto cretino que é esse IPVA pra ter que usar aquilo que você já pagou caro pra adquirir e por vinte anos que é o caso aqui de São Paulo ou seja só arrecadação mesmo sem falar das multas que você pega na rua por causa de pegadinha dos limites de velocidade que em uma certa avenida ou local de repente muda de uma velocidade para outra coisas absurdas do nosso Brasil

      1. António Diz

        Até 3 x o valor do veículo durante 10 anos pagamos quando financiamos e tomamos multas e impostos

    2. Moacir Diz

      E o pior é que esse IPVA foi criado como provisório e esses bandidos acabaram deixando como fixo. Se pelo menos a gente visse aonde é aplicado esse dinheiro. O pior que é ruas esburacadas e acho que nem pra rodovias não serve pois a gente paga um absurdo de pedágio

      1. Uma pessoa comum Diz

        Enquanto existirem pessoas que defendem esse sistema de ladrões onde a população só perde, paga impostos pra morrer em filas de hospitais lotados, que trabalha a vida toda e tem sua aposentadoria negada por mero luxo de um governante ou presidente que só pensa em qual restaurante caro ele vai gastar os impostos da população, já se tornou mais que vergonhosa toda essa situação, enquanto a população continuar em silêncio as coisas não vão mudar, mas hoje vemos que uma parte muito maior da população já vê a verdade, vê que quem está lá em cima não se importa em pisar em quem está aqui em baixo, vê que nesse país de injustiça e impunidade só quem n tem dinheiro é que sofre as consequências, vê que o fim desse regime de roubo e opressão a população trabalhadora, a população não privilegiada se aproxima, agora vejamos quem seram os loucos que ainda tem coragem de defender esse regime, pois bem, quem o defende merece afundar com ele.

        1. Paulo Sérgio Diz

          Meu caro, o IPVA e pedágios, não problema do presidente.

  25. Silvana Diz

    Meu carro de 2002 ja estar isento a muito tempo aqui no Maranhão são 15 anos .

    1. Tayla Diz

      Eu tinha um 2003 e pagava ainda pqe era em MG

    2. João Roberto Diz

      É muita cara de Pau , vejam vocês até aonde chega a falta de respeito com a população , divulgar em letras vistosas que alguns tipos de veículos estarão isentos de pagar IPVA , é para reforçar a pouca vergonha no caso de São Paulo teremos este direito depois de apenas 20 ANOS…ninguém merece

    3. Maria de Fátima da Silva Diz

      Meu carro é do ano 1999, sou São Paulo, é pago IPVA mesmo tratando de um Câncer desde de 2.000, trabalhei até 2018 para aposentar e agora o salário e péssimo e tenho problemas com o carro!

  26. Edna silva Diz

    Pagar esse imposto é uma vergonha,aqui em Minas gersis é um absurdo

    1. Rosana Diz

      Absurdo tanto imposto até pra respirar tem que pagar pra vagabundo ficar viajando mais que o presidente pra todo lado… surreal

      1. Guillermo Pinto Seelig Diz

        A COBRANÇA DE IPVA NÃO PASSA DE UM ROUBO DOS GOVERNADORES E PREFEITOS , E INFELIZMENTE NÃO TEM GENTE SÉRIA PARA ACABAR COM ESSA VERGONHA NACIONAL ( CADÊ O PRESENTE PARA VETAR ????)

      2. Carlos Ferreira Diz

        Não dá prazer ter um carro no Brasil. O meu carro é 2007, pago R$ 789,00 de impostos. Estou desempregado a dois anos, fica mais difícil ainda. Deviam ser insentos os desempregados durante o período sem trabalho. Estamos encurralados. O presidente tem boas intenções, mas a maioria dos políticos são insanos, bandidos, corruptos e sanguinários. Eu perdi a esperança. Não há solução para o Brasil. Infelizmente. Vou apenas aguardar o tempo q me resta nesta terra, e esperar o Senhor qdo ele me chamar.

  27. Adriano Diz

    Estará na urna na próxima eleição

    1. Paulo Roberto Diz

      Porque em alguns estados é 10 e em outros 20 como aqui em MS, esses políticos só fazem leis e projetos que favorecem eles mesmos, nunca trabalham pelo povo, a população q se foda vermes, parasitas e sangue sugas do povo brasileiro q trabalha

  28. Roberto Diz

    Aqui em Santa Catarina perderam a vergonha na cara, é um absurdo.

    1. José Diz

      Aqui em Santa Catarina sempre foi 20 anos de uso, agora 35???Será que o ladrão,traidor omisso do governador alterou???

      1. Vergonha de SC Diz

        não é 35, é até 1985, ou seja, daqui a 10 anos vai ser 45 anos, e assim por diante

  29. Marcus Vinícius Diz

    Certíssimo

    1. Evalucianam@gmail.com Diz

      A brir uma conta na caixa

  30. Vanderlei bibiano de deus Diz

    IPVA vistoria de gás roubo tem que acaba eles acabam com uma coisa é colocar outro so deixa ou reteste está muito bom manutenção do xilindró

    1. Fernanda Diz

      Concordo cem porcento ! Isso mesmo . Bando de ladrao .

    2. Nellson Diz

      Vc paga pelo que é seu e ainda é maltratado pelas autoridades……………….. ISNIF 🙂

  31. Marcos Diz

    Ok mudou para o estado de São Paulo?

  32. Renato Diz

    IPVA é um roubo descarado!!! Só entrego com muito ódio (pagar é para algo justo, em assalto a gente entrega).

    1. Edilson Diz

      Muito boa a sua colocacao

      1. Álvaro Diz

        Meu carro é de 2009, tem mais de 10 anos de contribuição…. Ficarei isento?

    2. Afonso Diz

      Moro em BH MG e pago do meu carro até hoje, Desde de 1987…absurdo.

  33. Tiago Diz

    Aqui no sul é mais um jeitinho de tirar dinheiro do povo!

    1. Fragoso Diz

      O que eu acho mais “imoral” é a alíquota de IPVA ser diferente em alguns Estados. Eu gosto de viver perigosamente pois moro no Rio de Janeiro, mas sou natural do ES.
      Lá cobram 2% de IPVA, Aki na cidade maravilhosa é 4%.
      Porquê não unificam as alíquotas?
      Será que é para sobrar mais para os nossos governantes?
      Moral da estória, esempre implaco meus veículos no ES.

  34. Jefferson Diz

    Pernambuco cobra imposto alto e coloca lombadas eletrônicas em área de risco de assalto em plena BR E PE com velocidade se 40km, não conserva as estradas e ainda atrasando o Bendito IPVA ele mais que DUPLICA, ISSO MESMO DUPLICA, fazendo que o Pernambuco se acabe de trabalhar pra sustentar esse bando de corruptos.

    1. Admilson Diz

      Verdade nunca paramos de pagar.

  35. Angela souza Diz

    Um roubo pagar IPVA , povo brasileiro aceita tudo calado

    1. Reginaldo Diz

      Tá osso em

      1. Leonardo Vargas Diz

        Em Minas Gerais o carro pode ter carregador a Cleópatra há 3000 anos que paga IPVA. Aqui não para de pagar o imposto nunca, fora que deve ser a maior alicota do Brasil.

        1. Luiz Henrique da Costa Silva Diz

          Quem mandou os trouxas dos mineiros votarem no Aécio neves, Anastásia. Se foderam

    2. Rogério Diz

      Santa Catarina é o estado mais ladrão que existe. Quem vai andar com um carro abaixo de 1985. Só pra dizer que dao isenção.

  36. ANDREi AMARAL Diz

    E em santa Catarina?

  37. FRANCISCO ALTENIZIO ALVES FERNANDES Diz

    Aqui no Rio Grande do Norte carro com 10 Anos está isento do IPVA.

  38. Denys Rocha Diz

    Aqui no Acre, é 20 anos. segue o sul do Brasil. Pergunta: Pra quê essa berração de anos se é um Estado pequeno e sem produção agricultura. absurdo!! Encher bolsos de políticos ladrões. Serve pra isso essa imundície. Diminuir mais séria o certo

    1. Ultra 8 Diz

      Quais os carros?

  39. Ronaldo Diz

    Aqui em Minas, até carroça com 200 anos de uso tem que pagar IPVA, além da absurda taxa de licenciamento para não entregarem seu documento em casa, como foi a proposta, quando inventaram tal imposto.

    1. Wellington Da Silva Brito Diz

      Meu carro tem 40 aninhos e eu sou obrigado a pagar o IPVA aqui na Bahia.
      Tudo bem que é cento e poucos reais mas pago !

      1. Rosana Diz

        Absurdo tanto imposto até pra respirar tem que pagar pra vagabundo ficar viajando mais que o presidente pra todo lado… surreal

    2. Sérgio Luiz Gonzaga Diz

      Mineiro aceita tudo quieto, dá nisso. A cambada nos assaltam o tempo inteiro.

    3. José Ricardo Marquezan Diz

      No Goiás a isenção era com 10 anos, Agora é com 15 anos.😬😬😬😬😬😬

    4. Tiago Diz

      Aqui no sul é mais um jeitinho de tirar dinheiro do povo!

  40. Suzette Santos de Paula Diz

    Meu carro é de 2005, Rio de Janeiro , e veio cobrança do IPVA , portanto paguei !
    Em 2021 , vou contestar se houver cobrança , já que no Rio de Janeiro é isento o veículo com 15 anos de uso !

    1. Helton rodrigues Diz

      Meu carro r de 2006 sera wue esta ezento fe paga ipva ou outras taxa do carro

      1. Fabio Diz

        Pois e acho que 10 anos e mais que suficiente, mas aqui em São Paulo São 20 anos pra que ? Arrancar mais dinheiro. E assim e São Paulo e o Brasil

        1. Roniere Diz

          Essa desgraça de país e o único lugar no mundo que cobra impostos anualmente sobre um bem de consumo usado, e o caso do IPVA como isso é possível? Isso é uma vergonha! Governadores e prefeitos bandidos vagabundos !

    2. Ricardo Medeiros Diz

      O q adianta n pagar IPVA em veículos com mais de 15 anos como é aqui no RJ,e ter q pagar 2oo contos pra emissão de documentos,isso é uma piada,de certa forma esse valor já é o IPVA do nosso idoso veículo, lamentável .

  41. Gilson Diz

    O separatismo já começa com estas decisões do governo em diferenciar impostos, ato continuo, privilégios.

  42. Rochael Diz

    Eu moro em um município mineiro que faz divisa com a Bahia e vejo muitas pessoas transferindo seus veículos para o estado baiano para pagarem menos impostos, nosso estado nós esplora e acabamos pagando impostos em outro estado por não aceitarmos os nossos impostos esorbitantes. Ou seja o estado Mineiro acaba perdendo.

  43. rjejss@gmail. com Diz

    No estado Amapá carro com 10 anos ê isento

    1. Katia Maria lopes Diz

      Um absurdo cobrarem IPVA só serve pra engordar os cofres públicos pois ñ fazem melhorias nas estradas e quando fazem maqueam tudo e depois aparece os buracos outra vez rio de janeiro é uma vergonha

  44. Aparecido Donizete Alberico Diz

    1pva é só pra engorda políticas públic1as

  45. Alexander Rocha Diz

    Aqui em MG não tem perdão, RJ,SP, ES todos inserção de impostos .Minas Gerais não tem nada disso,e o estado que mais tem impostos no país,o governo do estado pensa que MG e só no triângulo , sul e na região metropolitana de BH,o resto não existe o Norte e o vale do jequitinhonha e não Minas

  46. Dennis Santos Diz

    Vergonha é nosso governo cobrar IPVA caro como é msm c/ quase tds as rodovias privatizadas.🤨

  47. Brendo camara Diz

    realmente o brasileiro tem que ser estudado mesmo, como população mais burra do universo, gostaria de saber para que pagar IPVA. se na grande parte dos Estados pagamos pedágio, na outra parte não tem estrada e quando tem e esburacada ou carroçal. Principalmente em um momento como esse que a gente não está podendo sair para trabalhar e mesmo assim os estados continua cobrando esse imposto diga-se de passagem altíssimo.Brasil uma vergonha😡😡😡 como é que estado não deixa a população sair para trabalhar e mesmo assim cobra impostos da população💩💩💩

    1. Albertao Diz

      Querem mudar isso .!!!! Comecem por vcs mesmos. Divulgando e protestando nas redes sociais para acordar a população ai sim um dia. Podem conseguir algo .

    2. Gerson Ribeiro Diz

      Comentário mais sensato!

  48. Anderson Diz

    Verdade!!!

  49. Brendo camara Diz

    realmente o brasileiro tem que ser estudado mesmo, como população mais burra do universo, gostaria de saber para que pagar IPVA. se na grande parte dos Estados pagamos pedágio, na outra parte não tem estrada e quando tem e esburacada ou carroçal. Principalmente em um momento como esse que a gente não está podendo sair para trabalhar e mesmo assim os estados continua cobrando esse imposto diga-se de passagem altíssimo.Brasil uma vergonha😡😡😡 como é que estado não deixa a população sair para trabalhar e mesmo assim cobra impostos da população

  50. Paulo souza Diz

    MG é um absurdo e sem critério nenhum,
    Tenho um carro 1979 ,41 anos de fabricação pago 260,00 de IPVA,
    Agora o pior tenho outro carro 1929 ,com 91 anos de fabricação pago quase 500,00, isso mesmo quase quinhentos reais.
    Não existe critério e nem redução progressiva.

  51. GEONICE Diz

    Aqui em Pernambuco é muito vago e sem clareza. E não está sendo divulgado nas mídias.

    1. LAUDEMIR machado Diz

      Deveria ser todos dez anos não é o mesmo país……

  52. Willams Diz

    Pernambuco é outro que não tem

  53. Cláudio Diz

    Não entendo porquê Minas Gerais não entra nesta isençao? Somos otários mesmo.cadê aqueles que deveriam lutar por isso?

    1. Valdenir Diz

      Queria ver o Claudinho que é deputado estadual e o outro deputado federal de Minas cobrar essa isenção, os únicos que representam o povo de verdade, esse estado de Minas me envergonha, além, de ter mais imposto que os outros estados ainda não entra em uma dessa ai

      1. REGINALDO Diz

        concordo. tudo e 18% enquanto os outros e 11% e ate 3%.
        e por que os mineiros falam uai?
        deve ser.

    2. Gledson Diz

      Verdade, só aparecem na hora de pedir voto.

      1. Walney Tulio Guimarães Diz

        Walney Tulio Guimarães paripiranga bahia faço este apelo.ao nosso governo eu com 64 anos desempregado sem condições de nada meu auxilio emergencial hainda nao caiu no caixa tem presciso desse dinheiro pra alimentos materiais de limpeza remédio

  54. Leandro Diz

    E em minas gerais que independente da idade do veículo paga- se o IPVA. Isto é uma vergonha ou seja, o carro pode ter mais de trinta e cinco anos que mesmo assim em minas gerais o imposto é cobrado.

    1. Rogério Schirach Diz

      Mas estes impostos são sim, uma vergonha.
      Aguardem novo imposto para o governo “recuperar” o auxílio emergencial…ou acham que vai vir sem uma contrapartida?
      Governos não dão..só tiram.

  55. Rodrigo Diz

    Pq pagamos IPVA? se já pagamos imposto quando compramos o veículo!
    Pq pagamos tanto imposto e não temos o básico que é saúde educação e segurança descente!

    1. Luiz Diz

      Porque temos os políticos que merecemos, não protestamos e quando alguns protestam a uma maioria indignada pedindo e seu direito de ” ir e vir” apoiada pela mídia. Olhe os presidentes e políticos que temos, chega a ser vergonhoso. Apoiamos golpes políticos e o mundo inteiro se assustam como agimos.

      1. Eugênio Diz

        Deve ser petralha pra fazer este comentário!

        1. Carioca Diz

          Pelo tom da viola parece ser um petralha mesmo kkkkkk 🤣🤣

    2. REGINALDO Diz

      concordo.
      e a mesma coisa voce comprar uma geladeira e continuar pagando anual para te la em casa.

  56. Ricardo Diz

    Nem deveria existir essa merda de IPVA

    1. Carlos Diz

      Venha pro sul ajudar a pagar ipva por 20 anos

    2. João Lourenço Diz

      É só aqui no Brasil mesmo, o cidadão tira o carro da loja com três ou cinco anos já perde a garantia, já para o governo continuar mamando nessas tetas eleva o valor de contribuição para dez ou vinte anos, “pode isso Arnaldo”

  57. ANA PAULA DA SILVA Diz

    Poderia ser de 10 anos

    1. Rogério Schirach Diz

      “Há ainda Estados que preveem isenção por um tempo maior”…10..15.20 anos…ERRADO! da maneira como foi escrita esta frase, entende-se q a isenção SERÁ de 10-15 ou 20 anos mas depois volta o pagamemto.
      Ou seja: seria como carro ano 2000 poder ficar até 2020 sem pagar mas depois voltaria a pagar. (Teria ganho 20 anos de isenção).

    2. Galtemir Diz

      Infelizmente Pernambuco, é um estado onde o povo aceita toda porcaria dos governantes se paga até pra ir no banheiro.pense num governo
      Ladrão

  58. Silvano Diz

    Queria saber quem foi esse que definiu isso para os Estados .🤬🤬🤬🤬

    1. Cláudio Diz

      Não entendo porquê Minas Gerais não entra nesta isençao? Somos otários mesmo.cadê aqueles que deveriam lutar por isso?

    2. Santiagoborges Diz

      Ķkkk o país inteiro é uma vergonha… devia ser uma lei federal. O carro apartir de 15 anos nao pagar mais impostos. IPVA

      1. Rodrigo Diz

        E tudo pura tudo pura tudo pura.

      2. Max Diz

        Aqui no RN,carro que completa dez anos é isento do IPVA 🙌

  59. Alice Cantagallo Diz

    Porque só é 20 anos? Poxa dá pra rever isso? 10 anos e carro velho pra que pagar IPVA?

    1. Maria Suely Diz

      Não éramos nem pra pagar IPVA só serve pra estes governadores encasapar mais do nosso suado dinheiro! Cápsulas!!!!

  60. Emerson Diz

    O Brasil é uma vergonha… aqui vc paga por um bem quem vem atrelado de impostos e ganância dos fabricantes, que quando vc não paga um imposto abusivo desse, esse “seu” bem é retirado de vc, ou seja, aqui vc paga por algo pensando que será seu, mas não é.

    1. Elvis Levino da Silva Diz

      Porque compramos um bem que nunca de fato será nosso (povo/cidadão)? Teremos que ficar pagando sempre de alguma forma!? Isso não é justo, já somos tributados de todas as formas e os governantes não lutam em prol dessa melhoria para os cidadãos. Penso que, pelo menos, um imóvel e um automóvel de uso próprio do cidadão (casal/família) deveria ficar isento de qualquer tributação, daí cobra-se os tributos se adquirirem mais béns dessa natureza para quaisquer outros fins. Minha opinião

      1. Paulo souza Diz

        MG é um absurdo e sem critério nenhum,
        Tenho um carro 1979 ,41 anos de fabricação pago 260,00 de IPVA,
        Agora o pior tenho outro carro 1929 ,com 91 anos de fabricação pago quase 500,00, isso mesmo quase quinhentos reais.
        Não existe critério e nem redução progressiva.

      2. Marcos Diz

        Eu tenho uma caravan 1974 no meu nome e o pior e que a divida do ipva foi pra divida ativa eu não tenho nem ideia se este carro ainda roda meu estado Mato Grosso ai vem falar que carro com mais de vinte anos nao paga ipva uma ova so conversa fiada

    2. José Eustáquio Diz

      Porque IPVA, com tantos pedágio, se o IPVA foi inventando para consertar as estradas? O brasileiro é pagador de promessas de político vagabundo.

    3. Marilda Diz

      Ou pelo menos ser mais barato né?
      Pois é muito caro
      Principalmente se for carro 0km

    4. Carioca Diz

      Tem três Estados que a isenção é de 10 anos um é Rio grande do Norte outro é Goiás se não me engano tem mais um não lembro agora

  61. Antonio Fernandes Diz

    Em São Paulo é de 20 anos, o que realmente poderia ser 10 tal as vias públicas estarem a quem. (Buracos e mais buracos).
    Fica a dica….
    Antonio Fernandes
    Taboão da Serra-SP

    1. MILTON SOUZA DO NASCIMENTO Diz

      Meu carro é 2005 já estou isento do IPVA

  62. David Diz

    São Paulo e uma bosta

    1. Carlos Borges Diz

      Negócio e seguinte .. vamos todos que puderem transferir os veículos para os estados que dão 10 anos .. rio grande Norte e Roraima .
      Que aí outros estados vão ver a arrecadação da ladroagem de IPVA …despencar … E quem sabe coloca também 10 anos . .. pois agora e placa já Mercosul… Não interessa saber de que região ou Estado mais .. ..pois o tal de IPVA foi criado para construir estradas … Mais além deste roubo ainda tem tal de pedágio …. Aí e só roubo…
      .

      1. Anderson Diz

        Verdade!!!

    2. Jonathan Diz

      Minas Gerais não figurou aí…

      1. Rosana Diz

        Resumo assalto de colarinho branco em tudo que se compra,sem excessão de nada,até água e luz e cheio de impostos absurdo…

  63. Sidinei Diz

    Em São Paulo deveria ser de apenas 10 anos !

    1. Carioca Diz

      São Paulo é vinte anos se depender do governador dóriana é capaz de ficar igualzinho a minas gerais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.