Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

IPVA tem isenção CONFIRMADA para ESTES carros; veja quem pode

Você sabe quem, de fato, tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) é um tributo pago todos os anos por proprietários de veículos. Mas você sabe quem, de fato, tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

Os veículos com mais de 10 anos de fabricação têm isenção do IPVA nos seguintes estados: Roraima e Rio Grande do Norte. Vale destacar, ainda, estados que preveem isenção por um tempo maior:

  • 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
  • 18 anos: Mato Grosso,
  • 20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.

A conta, vale destacar, é simples. O proprietário deve consultar o documento oficial do seu carro para verificar o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado citado acima.

No CRV ou CRLV, consta o “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Para cálculo do IPVA, é levado em conta o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.

Lojistas, pessoas físicas e a tabela FIPE consideram o “ano de fabricação” para estabelecer uma referência de valor de mercado.

Veja também: PL quer CNH gratuita para todo o Brasil; veja como vai funcionar

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
74 Comentários
  1. Verônica Leão Diz

    Há anos que nossas estradas estão ruim. O asfalto que eles colocam São uma porcaria, de péssima qualidade . Sinalização nem pensar. Nossos carros ficam se acabando nestas estradas de merda. Se tivermos um problema qualquer no nosso carro proveniente da má conservação da estrada, o prejuízo fica com a gente. Porque o governo não nos reembolsam. Eles só sabem cobrar. Acho que nós temos nossos direitos e deveres, Mas, o governo também tem. O governo têm o direito de cobrar e nós temos o dever de pagar. Nós temos o direito de transitar em estradas boas e bem sinalizadas, o governo tem o dever de nos proporcionar Este direito

    1. Rafael Almeida Diz

      Concordo plenamente!

  2. Verônica Diz

    Só quero saber pra onde vai o dinheiro do IPVA. As estradas são horríveis, mal sinalizadas, as placas ficam cobertas por Matos. Acho que eles usam o dinheiro do IPVA só para por sinalizações eletrônicas e colocar pedágios. Conclusão: Nós só pagamos e não temos nenhum retorno.

  3. Daniel Ortiz Barbosa Diz

    Bom dia. Eu acho é o pinhão minha se o carro ta bom ta andando e ta no bom estado tem que pagar sim o IPVA..ólha O valor destes carros antigo Ta mais caro que os carros novos..Tem fusca de 30mil reai. 🤷‍♂️.E por isto que eu concordo com a cobrança do IPVA…

  4. Gleyson M.Rodrigues Diz

    Para compramos um carro já pagamos um imposto absurdo, para tiramos uma CNH pagamos mais impostos, para pagamos a gasolina mais impostos, a verdade é que o Brasil só sabe rouba, rouba e nunca tem, rouba e o país sempre está quebrado, para pagamos só o documento do carro, pagamos por ano, modelo, marca, peso e pela baso no valor do carro, enquanto outros países apenas cobra pelo peso do carro, Ninguém nunca consegue ter nada de valor no país, caso tenha, pagará um absurdo toda semana, todo mês e todo ano..

    1. Rafael Almeida Diz

      Perfeitamente observado!

  5. Gleyson Diz

    Para compramos um carro já pagamos um imposto absurdo, para tiramos uma CNH pagamos mais impostos, para pagamos a gasolina mais impostos, a verdade é que o Brasil só sabe rouba, rouba e nunca tem, rouba e o país sempre está quebrado, para pagamos só o documento do carro, pagamos por ano, modelo, marca, peso e pela baso no valor do carro, enquanto outros países apenas cobra pelo peso do carro, Ninguém nunca consegue ter nada de valor no país, caso tenha, pagará um absurdo toda semana, todo mês e todo ano..

  6. Auzilia Bana Diz

    Aos difamadores de plantão, os alucinados preconceituosos contra Lula, por favor, quero saber o q Lula( O assunto nem é esse mas…)roubou.Onde está o produto do roubo? Foi condenado por ato indeterminado que significa SEM PROVAS. Está sendo inocentado 1 a 1 das infâmias q divulgaram sobre ele.Se alguém provar algo, denuncie .Ficará rico com sua informação. Se nada podem provar mas só apenas imaginar,melhor recolher-se à sua insignificância.

  7. Paulo Diz

    Minas Gerais é o mais ladrão

  8. Gustavo Diz

    Senhores, senhoras , neste país há a tradição de lhe ar tudo que tem valor, sugar seu esforço seu suor, não compro carro novo desde 2012, peço que todo dia , orem a Deus , pedindo justiça contra esses governantes , faça apenas isso , precisamos orar por sabedoria e justiça, e pedir condenação a Deus , de quem escravisa os trabalhadores.

  9. Gg Diz

    Senhores, senhoras , neste país há a tradição de lhe tirar tudo que tem valor, sugar seu esforço seu suor, não compro carro novo desde 2012, peço que todo dia , orem a Deus , pedindo justiça contra esses governantes , faça apenas isso , precisamos orar por sabedoria e justiça, e pedir condenação a Deus , de quem escravisa os trabalhadores.

  10. Elisandro Bittencourt Diz

    Acham ruim? Aqui no Rio Grande do Sul o governador que cobrar imposto dos carros com até 40 anos de fabricação,o que acham?

  11. Zedec Diz

    Um país democrático pagando IMPOSTO…..

  12. Fernando Souza Goulart Diz

    E porque aqui em SC mesmo tendo um carro de mais de trinta anos precisa-continar pagando essas taxas? Sendo que o restante do país na maioria dos estados não passa de 20 anos. Aqui tem essa roubalheira na cara dura.

  13. Aninha Diz

    Para o tal Ronaldo que “diz”que morou em 7 países, deve ser sete ruas com nome de país porque moro na Espanha e todo ano pago ITV , pago por rodagem e seguro que é obrigatório. Fazer um traspasso custa 200€ , acabei de comprar um carro. O mesmo acontece na Europa toda. Cada país com suas siglas mas TODOS cobram. Vai mentir pra lá meu. Sem selo ITV nem na esquina pode ir. Mania idiota de brasileiro achar que outros países não cobram nada e ainda vem ao tópico pra falar mentira.
    Acorda povo brasileiro, o país é bom, moro aqui porque me casei com espanhol mas o Brasil é bom. Querem ver corruptos? Vão na casa dos DEPUTADOS em Madri. Não há governo sem roubo.
    Cara tonto afis

  14. Dino Diz

    Em resumo…..
    Povo Brasileiro: Idiota…Metido a Esperto..
    Covarde…

  15. ALEXANDRE ROMERA MORENO Diz

    Erro. Lojistas se baseiam no ANO/MODELO para precificar os carros

  16. Juliano Assunção Diz

    Pagar IPVA é dinheiro jogado fora, vai pra onde esse dinheiro? As estradas continua sempre precárias, abandonadas e outra já basta o valor absurdo que tu paga para ter um carro de plástico igual essas carroças fabricada no Brazilis e já pagamos pedágio s também, esse país Chorna sempre vai continue chorna.

  17. Luiz Carlos Diz

    Haroldo Amorim Diz, como tú é otário, tu tem noção do que tu tá falando, ou é control c control v?

  18. Ronaldo N Diz

    Nos paises desenvolvidos esse imposto nao existe, so é cobrado uma vez no ato da compra do veículo. Imposto sobre propiedade de veiculo automotor, (IPVA) pago no ato da da compra de um veiculo automotor, se a pessoa nao comprar outro veiculo nao tem sentido continuar pagando todos os anos. Se vc compra um forno micro ondas vc paga todos os impostos no ato da compra nao mais pagara impostos todos os anos.

  19. Ronaldo N Diz

    Morei em 7 paises diferentes a trabalho, e este imposto so é cobrado no Brasil, em outros paises este imposto so é cobrado uma vez no ato da compra do veículo.

  20. Nelson Diz

    ENQUANTO ESSA CORJA MANDAR NO BRASIL, VAMOS VIVER O TEMPO DA ESCRAVIDÃO, O MAIS ENGRAÇADO QUE O POVO FALA AMÉM!!!! ESSE É O PAÍS DOS IMPOSTOS INDEVIDOS ,TEM QUE PAGAR E PRONTO, QUEM MANDA É O GOVERNO, PAÍS DEMOCRÁTICO KKKKKKKKKKKKKKKKK

    1. Rafael Almeida Diz

      Outra verdade!

  21. Marcone Rocha Diz

    Flamarion Diz… em resposta a vc eu entendi q de acordo c a ideia dele o senhor pagaria 350 reais. Foi o q eu entendi ta… espero ter ajudado.

  22. Girlene nunes Diz

    E moto com 10 anos tem direito do IPVA isento

  23. Urraco lavareda Diz

    A lógica aqui no Brasil é invertida. Carros antigos deveriam pagar mais para que os donos sejam forçados a trocar de veículos. Carros velhos são inseguros, gastam mais e poluem mais. Isto é o que ocorre em paises mais desenvolvidos.

  24. Flamarion Diz

    Descupe sr Neudemar Diz…
    Tenho um Sandero que ainda estou pagando, gira em torno dos$45 mil. Paguei $1800, de documentos,… seguindo seus cálculos e raciocínio, eu que ganho em torno de $3500 reais, deveria pagar de documentos o valor de $18 mil reais, somando os anos anteriores já teria pago o veículo… então, dentro do meu raciocínio seria melhor em compra o veículo e andar até, quem sabe um dia cair numa blitz e o.veiculo for retido, sai mais barato…se por acaso eu estiver errado nos cálculos, me corrija… isto não significa que estou satisfeito com está roubalheira, não estou não, acho um abuso ser obrigado a pagar um valor destes que é elevado e, não poder pagar a faculdade do meu filho… onde acho que deveria ser proibido uma família com renda elevada colocar seu filho bem preparado pra concorrer com nossos pobres filhos…O impostos de veículos deveria serem pagos na hora da aquisição do veículo e ter uma vigilância maior, não pra prejudicar mas, pra previnir um veículo com mais de cinco anos rodando todo deteriorado… desculpe minha observação…um abraço…

  25. Helena Diz

    e Pernambuco não vai isentar ou vai prometer nas eleição que Deus leve tambem João campos

  26. Jerônimo Diz

    Pagar IPVA todos os anos beira o absurdo, esse tributo deveria ser recolhido apenas no ato da compra do veículo, quando o proprietário vendesse o seu carro o comprador pagaria o IPVA novamente ao adquiri-lo. Chega de explorar os Brasileiros, tributos são indispensáveis, mas quando são justos, não é nada justo pagar tributo anual sob um bem que ao passar dos anos desvaloriza, veículo nunca foi investimento.

  27. Kelver Diz

    Pernambuco estado mais ladrao do mundo.

  28. Luiz Gustavo Gregório Diz

    Em alguns estados não paga e outros sim não entendi tinha Brasil inteiro uai

  29. Daniel Diz

    Si já uma parte do imposto são para as rodovias pra que pagar pedágio de novo máfia da corrupção

  30. Neudemir Diz

    Bem vamos fazer assim então no caso do IPVA, concordo em pagar impostos, pois país sem impostos não gera economia nos cofres públicos e qualidade de vida né, seria mais confortável para a população crêio eu, se o imposto IPVA, fosse cobrado não pelo ano e modelo do veículo e sim por sua renda líquida, exemplo: quem ganha 30.000,00 Reais mês, pagaria 30%, veja melhor:
    30.000,00 X 30% = 9.000,00
    20.000,00 X 20% = 4.000,00
    10.000,00 X 10% = 1.000,00
    5.000,00 X 5% = 250,00
    1.045,00 X 1,04% = 10,87
    Por fim de contas, um assalariado não tem um Porsche, Ferrari ou BMW.

  31. Luana Diz

    Santa Catarina que feio em..

  32. Tang Diz

    No Japão, qto mais velho vai ficando caro, vai aumentando o IPVA por conta de esses veículos darem mais problemas no trânsito, além da obrigatoriedade das revisões nas concessionárias autorizadas. A grande maioria não passa de 5 anos de utilização..

  33. Eduardo Bitencourt Diz

    Bom mesmo era no governo do “representante dos pobes” (Ladrão)
    Valor do DPVAT de uma moto 150 cc
    $ 283,00.
    Agora no governo do “Opressor Da classe trabalhadora” $ 17,50.

  34. Paty Ferraz Diz

    Ainda o ministro da economia me fala que ganham pouco 🤦‍♀️corja de ladrão

  35. Valdinei Lauro Diz

    Sobre a reportagem IPVA blz cada estado cobra o seu ,o problema foi sobre ano de fabricação e modelo. Está lá para valor IPVA ano de fabricação, e venda ano de fabricação, de uma certa forma acabei gostando, vou procurar um vendedor,se ele vier com está de vender pelo ano do modelo ,vou mostrar a reportagem ,sem essa é tudo igual

  36. Gustavo Diz

    – Minas gerais como sempre sendo uma vergonha diante de seus cidadãos, nesse quesito. Tive um gol tsi 97. Apesar do ano, muito bem cuidado. Porém, sempre questionei o motivo de ainda estar pagondo o IPVA na época. Agora ta explicado!!!! #GovernoLadrão

  37. Edson Pacheco Mariott Diz

    Minas gerais, sempre roubou os mineiros! Bando de filhos de rapariga que governa aqui. Estado que mais rouba no Brasil. O mais quebrado! Fundido.

  38. Rafael Diz

    Brazil país de miseráveis….

  39. Ivanir N de Oliveira Maia Diz

    Bozo, Bozo, Bozo, Bozo, o idiota, Bozo mas jamais ladrão, e os impostos e aumento dos alimentos e tudo mais não é culpa do Presidente e sim do fica em casa dos governadores, perfeitos com o aval do Rodrigo Maia e uma corja de políticos querendo derrubar o presidente, tá aí o resultado muitas empresas fecharam, aumentou o desemprego que já não era pouco pois o PT deixou uma boa herança de desempregados.

  40. Aline Moreira de Souza Diz

    Minas Gerais entra aonde nessa questão aí?
    Além de ter uma taxa a mais para pagarmos, não temos nenhum benefício para usar o gás natural… Pelo contrário pagamos taxas caríssimas e uma burocracia surreal.

  41. Lono Diz

    Só não falaram rio de janeiro , meu carro é 1984. Obrigado

  42. Lono Diz

    Só não falaram rio de janeiro , meu carro é 1984

  43. Rene Motoboy Diz

    Minas Gerais é tão avarento que nem veículos com 50 anos de uso estão isentos de IPVA! P Q P!!!

  44. Marco Antônio Diz

    Minas é um estado que só tira do nosso bolso. Retorno do nosso dinheiro que é bom nada.

  45. Renato Braz Diz

    Na construção de um carro já pagamos impostos demais, deixando nossos veículos muito caro. Isso é tomar dinheiro do povo descaradamente. É vergonhoso.😭😭😭

  46. Marcelo Carvalho Diz

    Pelo oque eu sei aqui em São Paulo sempre foi com 20 anos não mudou nada tá mesma merda vamos pagar taxa sobre taxa o nome desse estado poria chamar são roubo ou são lixo tenho vergonha desse estado onde vc paga 25 reais em um arroz e 12 reais em um feijão e 7 reais no óleo de cozinha verdadeira máquina de tomar dinheiro do cidadão

  47. Cícero Diz

    Você e um otário mesmo ,quem deixa os veículos isento dessa lavagem de dinheiro são os governos nos seus estados, jumento de Lula !

  48. Haroldo Amorim Diz

    No horroroso regime militar não havia IPVA, licenciamento e nem seguro obrigatório, o “cidadão oprimido” pagava somente a TRU
    (Taxa Rodoviária Única), cujos recursos eram aplicados honestamente nas estradas e vias. Tudo era bonito, e sem buracos. Isso era horrível, muito ruim, bom foi como ficou depois. Povo burro ! Gosta de sofrer e bater palmas pra corruptos incompetentes.

  49. Adriana Diz

    Tudo pra tirar mais um pouco de quem já não tem quase nada. Eles ganham bem esbanjam dinheiro. Mas e o pessoal que ganha 1045,00 ????

  50. Machado Diz

    Com tantos pedagios implantados o justo é nem cobrar impostos de carros,sem falar no combustivel q ta um roubo..sao muitos assaltos dos governos.

  51. Dell Diz

    O Brasil né um país só, por que tem 3 datas de isenção de IPVA 10 15 e 20 ? Qual a diferença de um estado para o outro ? Motos e Carros não circulam do mesmo jeito!

  52. Helder Ariosi Diz

    Em Minas, além de não ter estradas e rodovias descente, ainda paga IPVA de carro com mais de 20 anos e principalmente de carros mais velhos. Mas o povo é muito burro pq nunca ninguém reclamou então por isso que o governo dessa merda de estado não faz nada… Deveria ser igual a S.P, acima de 20 anos não pagar mais IPVA e só pagar seguro e licenciamento…

  53. Fran Diz

    Quando começa às inscrições?

  54. Leonardo Vargas Cavalcanti Diz

    Em Minas de você tiver uma biga do tempo do Faraó paga imposto. Minas não perdoa, além de termos um dos ICMS mais altos do país, do tipo, espanta empresas de Minas.
    Ah, outra coisa, aqui o IPVA é 4% e em outros estados 2 e 3%.

  55. Marcos Diz

    Até pode ser ladrão
    Mas por enquanto não acharam nada contra ele ao contrário do teu Deus Lula

  56. Adão Moreira Diz

    Será que os ladrões em MG São mais ladrões do que em outros Estados?
    Até nisso o mineiro leva ferro, carralho!

  57. JAIR GALVAO Diz

    Na minha humilde opinião acho q deveria ter um valor de IPVA simbólico tipo uns 300 reais independente do ano mais uns 200 de licenciamento e seguro obrigatório,redução dos IPIS para aquisição de veículos novos e melhores condições financeiras…

  58. GILBERTO RIBEIRO DA SILVA Diz

    O PT é o líder kkkkk

  59. GILBERTO RIBEIRO DA SILVA Diz

    Lula né, e já esta provado kkkkkk

  60. Silvio Diz

    Nós população Brasileira temos que unir contra aumento de preço e altos salários. Enfim, é um povo sem união.

  61. Esse otu Diz

    Se o Bozo é Ladrão imagina o LULALADRÃO… KKKKKKKKKKKK

  62. Antônio Diz

    Queria que um depultado passasse um mês com um salário mínimo pra ele sentir na pele o que ganhar pouco e pagar muito nesse país,cambada de ladoes só sabem roubar a população e nem um benefício em troca.

  63. Jonas Diz

    Paulo diz vc e um imbecil mesmo isso já faz tempo que tem não foi do presidente seus comentários e de quem não sabe nem o que fala vai olhar de que tempo e esta lei

  64. Giivanni Diz

    Em minas o valor do IPVA de veículos antigos fica mais caro a cada ano, aqui não tem disso, eles querem tirar os velhinhos da rua e usam o aumento do imposto que é ilegal para isso, além do mais, quem sabe o mínimo de lei, o imposto só pode ser cobrado uma vez no ato da aquisição do veículo, como lá fora, mas continuamos sendo roubados por aqueles q deveriam somente administrar os bens da sociedade. Ladrões.

  65. Hellen Diz

    Kkkkkkkkk…LULA LADRÃO..Toma vergonha,qnd o Presidente roubou algo o jumento.

  66. Marco Diz

    Deveriam também ter isenção o IPVA dos proprietários mais de 60 anos.

  67. Christian france Diz

    O Brasil é um lixo mesmo teria que zerar imposto de carro novo IPVA IPI e outros e ir aumentando .e incentivar com bons salários para que possamos produzir mais e um poder maior de compra se não temos dinheiro como comprar para produzir

  68. Luiz Padial Diz

    Infelismente moramos num pais de terceiro mundo, no Japão quanto mais velho os veiculos mais caro são os imposto, aqui são isentos, ficam poluindo tanto sonoro como o ambiente, atrapalham o trânsito, ocupam o mesmo espaço de um veículo normal, tinha que acabar com essa palhaçada, colecionadores de veículos antigos tem que pagar impostos muito mais elevado, essa é minha opinião, quem sabe nossos governantes criam vergonha e faz uma lei mais descente.

  69. José Carlos Diz

    Pernambuco nunca vai isentar imposto nenhum. Pelo menos enquanto um dos irmãos metra estiver no governo.

  70. Paulo Diz

    este bozo e um ladrao

  71. Paulo Diz

    este Detran e governo são tudo corruptos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.